Cidadeverde.com

Shopping: laudo do Crea confirma erro e garante punição aos culpados

Imprimir
O laudo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA/PI) confirmou na tarde desta segunda-feira (15) que erro de escoramento de vigas foi responsável pelo desabamento do Shopping Rio Poty, no dia 11 de junho deste ano.

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

O presidente Paulo Roberto Oliveira classificou como “erro primário e grave” de engenharia dos responsáveis pelas obras do shopping. “Foi aberta investigação na Comissão de Ética para punir culpados. As penas podem ir de advertência até a perda do registro profissional”, disse o gestor.

O documento apresenta que no dia do desabamento apenas um engenheiro responsável pela obra se apresentou. Agora, já apareceram mais seis. O CREA fez recomendações no laudo para que as obras tenham continuidade


“Será necessária prova de carga para dar resposta a sociedade e mostrar que a obra é estável e segura. A construção pode continuar desde que seguidas as recomendações do Conselho”, revela o presidente.

Participaram, ainda, da entrevista coletiva os engenheiros Almir Amorim Andrade, Herbert dos Santos de Matos Júnior, Maria do Socorro Gomes Araripe Seabra, Paulo de Tarso Cronenberger Mendes e Pedro Wellington Nascimento Teixeira.


O presidente do CREA informou, também, que se surpreendeu com a decisão do Ministério Público do Trabalho que autorizou retorno de operários às obras. O engenheiro Paulo de Tarso Cronenberger afirma que na sondagem não foi constatado problema de fundação. 

“A área não é imprópria como foi questionado. Também foi atestado que a área não possui risco de afundamento. O solo é de qualidade”, explica o profissional.

 O engenheiro Almir Amorim Andrade falou que o laudo deixa claro que foi um erro de execução da obra. “A laje deveria estar apoiada em estruturas metálica e não estava. Foram 80 mil metros quadrados de laje que foram ao colapso”, disse.

O CREA divulgou também que 50% da obra foi comprometida. O laudo informa que houve “punção da laje comprometida pela presença de furos na laje próximo as quatro faces dos pilares”. E que “foi constatada rigidez global da edificação afetada pela presença desses furos que podem impedir a formação de uma ligação rígida das lajes com os pilares”. 

Atualizada às 17h20

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA/PI), Paulo Roberto Oliveira, convocou imprensa par divulgar laudo nesta segunda-feira (16) sobre desabamento do Shopping Rio Poty. 

Fotos: Arquivo Cidadeverde.com
Parte das obras após o desmoronamento que já foi destruída.

O Conselho está antecipando os dados e vai divulgar resultados de perícia realizada na obra. O desabamento ocorreu no dia 11 de julho deste ano, quando 60% da obra do shopping do Grupo Sá Cavalcante foi ao chão.

O CREA vai informar, também, se a estrutura que ficou em pé poderá ser utilizada ou deve ser totalmente demolida. Dez engenheiros participaram dos trabalhos. 

Projeto de como ficaria o Shopping.

A coletiva está atrasada, já que estava prevista para às 16h. Neste momento, o presidente e os técnicos estão em reunião a portas fechadas com engenheiro finalizando o laudo. Participou do trabalho uma comissão multidisciplinar.

O Grupo Sá Cavalcante já divulgou laudo em que apontou erro no escoramento de pilastras do shopping. A empresa afirmou que tem interesse em continuar com a obra.

Veja imagens divulgadas pelo CREA-PI


Durante perícia, que durou dois meses, foram analisadas estrutura, fundação e projeto.

Flash de Yala Sena 
Redação de Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais