Cidadeverde.com

Carneiro com atrofia estranha causa espanto em Dom Inocêncio

Imprimir
Quem vê o animal fica espantado. O carneiro com um estranho tipo de atrofia vive no quintal de uma residência na localidade Picos, zona rural do município de Dom Inocêncio, a 615 km de Teresina. Devido à deficiência o bicho não anda e passa o tempo todo deitado sob uma sombra.

Fotos: Gustavo Almeida/ Liberdadenews


Segundo a proprietária do animal, Maria José Almeida, conhecida como Zezé, o carneiro nasceu sadio em outubro de 2010 e as patas se atrofiaram por volta dos quatro meses. 

"O bicho era sadio e foi ficando assim. Desde então, vive deitado e sem se movimentar. Sobrevive praticamente à base de leite dado em uma mamadeira”, disse dona Zezé, acrescentado ainda que nenhum animal do rebanho sofre de algo parecido.


Para o médico veterinário Edilton Azevedo, da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), o animal pode ter sido acometido por uma doença muscular degenerativa. No entanto, o especialista afirma que trata-se de um caso isolado e de difícil diagnóstico. 

“Pode até se chegar a um diagnóstico se o animal for submetido a vários exames em um hospital veterinário”, destaca.

Na opinião de Azevedo, o animal deve ser sacrificado, pois não existem possibilidades de recuperação. “O caso dele é irreversível e mantendo-o vivo somente prolonga o seu sofrimento”, explica o veterinário.

Próximo de completar quatro anos, o carneiro segue causando espanto em quem vê. A localidade Picos fica distante cerca de 30 km da zona urbana de Dom Inocêncio. A criação de caprinos e ovinos é a atividade econômica mais forte do município.


Com informações Liberdadenews
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais