Cidadeverde.com

Mais de 20 brasileiros perdem a função dos rins diariamente

Imprimir
O envelhecimento da população, o diabetes, a hipertensão e o sobrepeso vêm aumentando o número de pessoas com doenças renais. O total de pacientes que tiveram quase a totalidade da perda das funções dos rins aumenta em 8% a cada ano, gerando uma média de 22 pacientes novos por dia.

O problema será discutido nesta quinta-feira (13), Dia Mundial do Rim, durante o III Seminário Nacional dos Renais Crônicos do Brasil, às 14 horas, no Auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados. O evento, promovido pelo deputado federal Jesus Rodrigues (PT), contará com a participação da Associação Brasileira de Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), Associação Brasileira de Enfermagem em Nefrologia (Soben) e Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais do Brasil (Fenapar). 

“O Brasil ultrapassou a marca dos 100 mil pacientes em diálise atualmente, ou seja, ligados a uma máquina para sobreviver. É preciso agir para evitar que mais pessoas venham a se tornar pacientes renais crônicos e, para isso, é fundamental investir na conscientização, na orientação às pessoas que já têm alguma predisposição, assim como em profissionais capacitados”, alerta Jesus Rodrigues.

O parlamentar é autor do Projeto de Lei nº 1178/11, que visa resguardar aos pacientes renais crônicos os mesmos direitos das pessoas com deficiência. “Queremos, com a aprovação da matéria, garantir que essas pessoas, já tão fragilizadas pela doença, tenham direito a prioridade no atendimento médico, cotas nas vagas de emprego, passe livre no transporte coletivo e vários outros benefícios”, destaca o deputado.

“Será necessário fortalecer a rede existente e ampliar o atendimento regional, superando os entraves logísticos e adequando o financiamento”, afirma o presidente da ABCDT, Hélio Vida Cassi a respeito da política adotada pelo Ministério da Saúde. Segundo Cassi, deve-se construir respostas sustentáveis, que possam ampliar a prevenção, o acesso ao tratamento e ao diagnóstico precoce. 

Outra pauta do Seminário são os fatores de risco das doenças renais. “O sal, o açúcar e as gorduras estão entre os principais responsáveis pela situação atual. É importante o acompanhamento das doenças crônicas, afinal, mais da metade das pessoas com doenças renais graves são pacientes que tiveram complicações da diabetes e hipertensão”, afirma a presidente da Soben, Maria Helena Caetano. 

DADOS

Estima-se que entre 10 milhões e 15 milhões de brasileiros tenham algum grau de comprometimento dos rins. Nos estágios mais avançados, atualmente, existem 100 mil pessoas em hemodiálise (feita três vezes por semana em uma clínica) ou diálise peritoneal (feita em casa diariamente). Outras 40 mil pessoas não têm acesso aos serviços de saúde e devem morrer desassistidos – observados os indicadores internacionais, como o dos países Argentina e Uruguai. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais