Cidadeverde.com

Sarampo: postos da FMS ficam abertos no final de semana

Imprimir
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai dar continuidade à campanha de intensificação da vacina contra o Sarampo. Os pais que ainda não levaram seus filhos para vacinar contra a doença precisam ir até um posto de vacinação para imunizá-los. A intensificação da campanha. que se encerraria dia 14, foi prorrogada até o dia 28 de março.
 
Segundo a diretora de Vigilância e Saúde da FMS, Amariles Borba, os pais entendem que seus filhos já estão imunizados contra a doença, uma vez que já foram vacinados, mas ela afirma que estados como Ceará e Pernambuco registraram em 2013 e agora no início de 2014 casos de surtos da doença. “Por isso estamos seguindo a orientação do Ministério da Saúde. Mesmo que as crianças já estejam vacinadas contra a doença é preciso que a vacina seja reforçada”, ressalta.
 
Durante a semana os postos de vacinação locados em unidades de saúde e hospitais municipais continuam funcionando normalmente e neste fim de semana estarão abertas quatro salas de vacinação, distribuídas em todas as regiões da capital.
 
A meta da campanha é vacinar 57.140 crianças. O Sarampo é uma doença infecto-contagiosa e transmitida através das vias respiratórias ao espirrar, tossir, falar ou respirar. Os principais sintomas são febre alta, coriza, conjuntivite e pequenos pontos vermelhos na pele, podendo evoluir com complicações mais graves, como pneumonias e meningite.
 
Casos de Sarampo em Teresina não são registrados desde 1999. A principal forma de prevenção contra a doença é a vacina. Amariles Borba recomenda que “ao surgirem algum dos primeiros sinais, a recomendação é procurar de imediato os serviços de saúde, pois a investigação precisa ser feita nas primeiras 24 horas para que possamos realizar o bloqueio caso se confirme a suspeita da doença”.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais