Cidadeverde.com

Prefeito decreta "situação de emergência" por seca

O prefeito Jesualdo Cavalcanti decretou estado de emergência no município de Corrente, em decorrência da estiagem que assola a região há mais de 60 dias.  Apesar da chuva que caiu no município, a distribuição foi completamente irregular e localidades estão sem água. Os rios Corrente e Paraim também já estão sendo atingidos pela falta de chuva e alguns pontos do leito estão, totalmente, secos.


Para agravar a situação, no Piauí, dos 201 municípios em situação de emergência, 127 deles estão sem abastecimento através da operação carros-pipa.

O prefeito explica que como ações preventivas, foram construídos barragens comunitárias na zona rural, mas a quantidade de chuva não foi suficiente para abastecê-las. Desta forma, o pequeno criador rural continua sem água, até mesmo, para o gado. 


"Temos apenas um caminhão pipa para atender as diversas comunidades pela extensa região rural, por isso assinei o decreto de emergência, o que permitirá ao município enquanto durarem os efeitos da estiagem, contratar sem licitações públicas,  adquirindo materiais e  serviços necessários aos socorros públicos", explica Cavalcante. 

Entre as medidas a serem adotadas para minimizar os efeitos da seca, o prefeito prevê a instalação, reparo e ampliação dos sistemas de abastecimento d’água.

O decreto assinado pelo prefeito Jesualdo Cavalcanti foi enviado ao Diário Oficial, entrando em vigência a partir da data de sua publicação.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: cidades