Cidadeverde.com

Secretaria de Saúde nega registro de febre do nilo no Piauí

Imprimir

Boatos de que havia um paciente com febre do nilo na cidade de Aroeiras do Itaim (332 km de Teresina) assustaram a população nesta segunda-feira (22), entretanto, a Secretaria Estadual de Saúde nega terminantemente qualquer possibilidade. 

"É uma loucura, uma leviandade. No Brasil não existe nenhum caso, muito menos no Piauí. O que aconteceu foi que existe um homem com encefalite, e, dentre as milhões de suspeitas, o médico citou febre do nilo, mas não há possibilidades de ser, porque o paciente nunca saiu do Brasil e não entrou em contato com nenhuma árvore vinda de fora", explicou a diretora de Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde da Sesapi, Telma Evangelista.

A febre do nilo ocidental é causada pela picada de um mosquito que carrega o vírus do Oeste do Nilo. Esse vírus afeta o sistema nervoso central. Os sintomas severos podem incluir febre alta, dor de cabeça, rigidez do pescoço, torpor, desorientação, coma, tremores, convulsões, fraqueza muscular, perda de visão, entorpecimento e paralisia. Estes sintomas podem durar várias semanas e os efeitos neurológicos podem ser permanentes.

Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais