Cidadeverde.com

Ceir abre Semana de Combate ao AVC no bairro Poti Velho

Imprimir

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e a Associação Reabilitar realizaram nessa sexta-feira (24), no posto de saúde do bairro Poti Velho, a abertura da programação da Semana Mundial de Combate ao AVC em Teresina.
 
O evento contou com a participação de idosos atendidos pelo posto e profissionais de saúde que atuam na região. A Semana de Combate ao AVC é desenvolvida na capital por meio do Projeto Pense Bem AVC, uma ação permanente que acontece durante todo o ano.
 
“É importante que todos estejam conscientes dos riscos que podem levar ao AVC. Estamos combatendo esse mal, valorizando nosso principal bem: nossa saúde, nossa vida”, destaca o neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, presidente voluntário da Associação Reabilitar.
 
A enfermeira Nancy Nay Loiola, que atua no posto de saúde do Poti Velho há mais de 10 anos, afirma que o projeto tem cumprido com sua meta de informar e orientar a população sobre como proceder para reduzir a incidência do Acidente Vascular Cerebral.
 
Já o médico Amando Moura Filho, clínico especialista em saúde da família, observa que o Pense Bem AVC é importante principalmente por intensificar as ações de combate ao AVC, formando “uma rede multiplicadora de conscientização entre as pessoas”.
 
Durante o evento, profissionais de saúde realizaram procedimentos de aferição de pressão arterial, medida de peso, altura e cintura e cálculo de índice de massa corporal, além de distribuírem material informativo.
 
Também a Residência Multiprofissional de Saúde da Universidade Estadual do Piauí, formada por estudantes de diversas áreas de saúde, realizaram uma dramatização informativa, chamando atenção para o fato de o AVC atingir pessoas em qualquer idade e de qualquer sexo.
 
O evento de abertura da Semana de Combate ao AVC contou ainda com a presença das enfermeiras Mary Ângela Canuto e Cristiane Rocha, que atuam no Ceir e são responsáveis pela coordenação do projeto Pense Bem AVC.
 
A Semana Mundial de Combate ao AVC em Teresina acontece até a próxima sexta-feira (31), e conta com palestras sobre o Acidente Vascular Cerebral em instituições de ensino e de saúde, empresas, centros de apoio e são direcionadas a crianças, jovens adultos e idosos.
 
Este ano, a campanha tem como tema “Eu sou mulher: o AVC me afeta”, chamando atenção para o alto índice de derrame cerebral, como é conhecida a doença, que atinge as mulheres, maior do que os homens.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais