Cidadeverde.com

Campanha de vacina é prorrogada por não atingir a meta no Piauí

Imprimir

As campanhas contra a pólio e sarampo foram prorrogadas no Piauí em virtude da baixa cobertura vacinal no Estado. Contra a paralisia infantil foram imunizadas apenas 55,71% do público alvo. Em relação ao sarampo, o índice é ainda menor, 48,02%. O prazo terminaria hoje, agora segue até o dia 12 de dezembro.

“Muitas cidades enfrentaram dificuldades em realizar campanha no mês de novembro por se tratar de um mês atípico e de executar o primeiro dia "D" que coincidiu com a realização das provas do Enem”, diz Doralice Lopes, coordenadora de Imunização do Piauí.

Segundo ela, houveram mudanças nas informações de doses aplicadas dessa campanha, o que pode ter atrapalhado a inserção dos dados para acompanhamento nacional e estadual. “Foram identificadas falhas em alguns relatórios de doses aplicadas e coberturas disponíveis para avaliação de campanhas nos sites do DataSUS”, explica a coordenadora.

Por conta disso, a coordenação estadual de imunização recomenda aos municípios do Piauí que envidem esforços para intensificar as atividades de vacinação, incluindo atividades extra-muros e busca ativa dos faltosos a fim de alcançar as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade ainda não vacinadas o quanto antes.

“Os responsáveis pela imunização nos municípios devem verificar os consolidados de doses aplicadas e os relatórios disponíveis nos sites: datasus sipni.datasus.gov.br (Campanha Polio) e  pni.datasus.gov.br (Campanha Sarampo). Tal checagem tem por finalidade identificar possíveis divergências entre as doses informadas no site e as efetivamente realizadas. Caso seja verificado alguma diferença entre dados informados e dados disponíveis nos relatórios do DataSUS entrar em contato com a Coordenação Estadual de Imunização pelos telefones (86)3216-3126/ 3216-2052”, orienta Doralice.

As Campanhas Polio e Sarampo ainda estão, em todo Brasil, muito abaixo da meta mínima de 95% exigida pelo Ministério da Saúde.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais