Cidadeverde.com

Sport já garantiu vaga na Copa Sul-Americana de 2015

Imprimir

Ainda que a vitória não tenha acontecido contra o Criciúma, o Sport ao menos pôde voltar de viagem com um motivo para comemorar. Porque o empate conquistado não foi o melhor dos resultados, ainda mais diante das circunstâncias da partida, mas ao menos serviu para garantir o Sport em mais uma competição em 2015: a Copa Sul-Americana, que vinha sendo o objetivo declarado dos jogadores rubro-negros após a consumação da permanência na Série A.

A vaga foi sacramentada com a derrota do Goiás para o Atlético-PR, no último domingo. Mas também por conta das confusas regras usadas pela CBF para definir os meios de classificação para a competição continental. Entenda como o Leão assegurou sua participação:

I - O pressuposto

Primeiramente, como os torcedores rubro-negros bem sabem, um clube participante da Copa Sul-Americana não pode disputar as oitavas final da Copa do Brasil.

E o regulamento da Copa do Brasil prevê que seis clubes - normalmente, os seis que se classificaram para a Copa Libertadores - já tenham vaga garantida nas oitavas de final.

II - A exceção

Mas em seu art. 2º, §1º, esse mesmo regulamento atenta para uma situação especial.

“Na hipótese do grupo de clubes brasileiros que disputará a Copa Libertadores tiver número inferior a seis, o complemento para esse número virá da chamada dos clubes participantes do Campeonato Brasileiro da Série A do ano anterior, obedecida a ordem de classificação”.

O caso traduz exatamente o que acontece atualmente com a tabela do Brasileirão. São apenas cinco os clubes com vaga garantida na próxima Libertadores: Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Corinthians e Atlético-MG.
 
III - A explicação

Dessa forma, uma das seis vagas automáticas nas oitavas de final da Copa do Brasil ficará em aberto, deixando espaço para que Fluminense ou Grêmio, mesmo fora da Libertadores, “pule” as primeiras fases da competição nacional.

Além das duas vagas destinadas ao campeão da Copa Verde de 2014 e da Copa do Nordeste de 2015, são seis as vagas para a Copa Sul-Americana em disputa no Campeonato Brasileiro.

Elas normalmente são distribuídas aos clubes entre a 6ª e a 11ª posição, mas nesse ano também contemplarão o 12º lugar, já que o Atlético-MG, campeão da Copa do Brasil e classificado para a Libertadores-2015, está em 6º.

E como o Sport não pode mais ficar abaixo da 12ª posição, já pode comemorar a conquista da vaga para disputar sua terceira Sul-Americana em sequência.


Fonte: Superesportes

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais