Cidadeverde.com

52 pessoas são diagnosticadas com câncer de pele em campanha no HGV

Imprimir

Durante uma campanha pelo dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, 52 pessoas foram diagnosticadas com a doença em Teresina. Ao todo foram atendidas 320 pessoas na Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV).

As pessoas atendidas que se encaixavam nos grupos de risco foram examinadas e nos casos considerados suspeitos houve a realização de biópsias (retirada de uma amostra do tecido para análise). Os casos diagnosticados como positivos, em que a doença ainda estava no estágio inicial, passaram por cirurgia no mesmo dia. Já os considerados graves foram encaminhados para tratamento em um centro especializado.

"O objetivo anual da campanha é conscientizar as pessoas para a necessidade do uso de protetor solar e checar sua saúde dermatológica, a fim de adverti-las que ao aparecimento de qualquer mancha ou lesão na pele, deve-se procurar imediatamente atendimento médico", alerta o coordenador da campanha no Piauí, Yuri Nogueira.

A dona de casa Maria Sales soube, através da imprensa, ficou sabendo que seria realizado um grande mutirão de atendimento e resolveu ir até a Clínica Dermatológica do HGV. Ela possui várias manchas escuras espalhadas pelos braços. 

"Graças a Deus não é nada grave. O médico disse que as manchas são apenas resultado do excesso de sol que levei ao longo dos anos. Tinha medo de que pudesse ser algo grave”, afirmou aliviada após a consulta.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam o câncer da pele não melanoma como o mais comum no Brasil, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados. São estimados cerca de 188 mil novos casos no país, em 2014.


Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais