Cidadeverde.com

Piauí registra o primeiro caso de Febre do Nilo no país

Imprimir

O estado do Piauí é o primeiro no Brasil a registrar um caso de Febre do Nilo. A confirmação do caso ocorreu na manhã desta terça-feira (09) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Uma coletiva foi marcada para o meio-dia, onde será explicada quais medidas foram adotadas para estancar o avanço da doença. A pessoa contaminada reside no município de Aroeira do Itaim (a 332 quilômetros de Teresina).

O caso foi diagnosticado em um agricultor que ficou internado no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela no mês de agosto. Ele sentiu dormência, dor de cabeça, náuseas e, em seguida, teve a sensação de perda de forças, até culminar com a paralisação de todos os movimentos do corpo - só mexia a cabeça. Ele já recuperou o movimento dos braços e das pernas, mas ainda não tem forças para ficar em pé. O paciente já está em casa.

A diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde da Sesapi informou que desde a fase de suspeita estão realizando estudos de campo juntamente com outros órgãos e constatou que se trata de um caso isolado.

No último sábado(06), o neurologista e epidemiologista da FMS, Marcelo Adriano Vieira, informou ao Cidadeverde.com que em 75% dos casos de contaminação humana pelo vírus da febre do Nilo, o organismo o elimina e a pessoa não sente nenhum sintoma. Em 24% dos casos, os sintomas são semelhantes aos da dengue (febre, dor de cabeça e no corpo). Só em 1% dos casos há comprometimento neurológico, com perda de movimentos, mas esse sintoma pode ser revertido.

Histórico

O vírus que provoca a febre do Nilo foi identificado em Uganda, em 1937, e causa febre, dor de cabeça e, eventualmente, até problemas neurológicos. Só as aves transmitem a doença para o mosquito, e este retransmite para pessoas, animais e outras aves. “Se o mosquito picar outras aves, o ciclo se perpetua; se picar uma pessoa ou um equino, por exemplo, a doença para ali, porque são hospedeiros definitivos”, descreve Marcelo Adriano Vieira.

 

 

Caroline Oliveira e Carlos Lustosa
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais