Cidadeverde.com

Secretaria da Saúde afasta risco de surto de Febre do Nilo no Piauí

Imprimir

A coordenadora de epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Amélia Costa, disse no Notícia da Manhã desta terça-feira (23) que o risco de ocorrer um surto de Febre do Nilo no Piauí é mínimo.

Na segunda-feira, a Sesapi confirmou um caso de infecção pelo vírus da Febre do Nilo em um equino em Aroeiras do Itaim. Na cidade localizada a 340 quilômetros de Teresina, foi registrado, em julho, o primeiro caso da doença em humanos no Brasil - o agricultor Francisco Raimundo de Lima. Na região, 41 pessoas que apresentaram algum sintoma da doença estão sendo monitoradas. Mesmo assim, Amélia Lima afasta o risco de uma epidemia.

"O caso confirmado foi registrado em julho. Em agosto, tomamos todas as providências. Desde então, não houve mais nenhum caso", destacou a epidemiologista.

Enquanto monitora os municípios de Aroeiras do Itaim, Itainópolis, Jaicós, Vera Mendes, Geminiano, Santa Cruz do Piauí, Paquetá, Picos e Santo Inácio, a Sesapi, em parceria com o Ministério da Saúde e o Instituto Evandro Chagas, treina equipes técnicas e desenvolve barreiras para barrar o avanço da doença.

Flávio Meireles
Com informações da TV Cidade Verde
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais