Cidadeverde.com

Bebê achado em matagal recebe nome e pode ir para adoção

Imprimir
  • IMG_7133.jpg Carlos Lustosa
  • IMG_7144.jpg Carlos Lustosa
  • IMG_7164.jpg Carlos Lustosa
  • IMG_7167.jpg Carlos Lustosa

Ampliada às 11h16 (horário local)

Os conselheiros tutelares da Zona Leste estão na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) aguardando a chegada da titular para depor sobre o encontro do bebê recém-nascido encontrado dentro de uma bolsa num matagal no bairro Piçarreira, na zona Leste de Teresina. 

Segundo eles, o bebê vai passar por exames nesta segunda-feira(05) e diversas pessoas já procuram para adota-lo. “A médica falou que ele ainda precisa fazer o teste do olhinho e deve ter alta hoje a tarde. Ele já recebeu vários presentes e nós o chamamos de João Batista, por conta da situação em que ele foi encontrado”, afirmou Djan Moreira, conselheiro tutelar.  

Ele acrescenta que as pessoas que estão procurando para tentar adotar a criança, deverão se cadastrar no Juizado da Infância e da Juventude e entrar numa fila nacional. 

“Provavelmente o bebê será levado para adoção, porque até o momento ninguém da família apareceu para reclamá-lo. Isso mostra que eles não têm interesse na guarda”, destacou o conselheiro. 

Moreira ressalta que nos casos em que a gestante não queira ficar com a criança, ela pode manifestá-lo o desejo de colocá-lo para adoção ainda durante o pré-natal. “Isso não é crime, se achar que não tem condição de criar e quiser colocar o bebê para ser adotado, terá todo o acompanhamento psicológico até o momento do parto. O crime ocorre quando ela abandona o bebê da forma que aconteceu neste caso”, explicou. 

A delegada Katia Esteves, da DPCA, informou que as investigações iniciam hoje a partir do depoimento dos conselheiros e o crime será de abandono de incapaz, que tem pena de seis meses a três anos de detenção. “Vamos verificar com os vizinhos e o PSF se havia alguma mulher grávida que apareceu sem barriga e sem a criança. Também vamos investigar se houve a facilitação de uma outra pessoa e em qual circunstancia isso ocorreu”, especificou.  

Qualquer informação sobre adoção pode obter no Juizado, através do telefone 3215-7445.

Maternidade

Mesmo o bebê estando pronto para receber alta, o pediatra preferiu esperar o resultado dos exames feitos ontem e fazer outros hoje. “A expectativa era que ele iria ter alta hoje, mas possivelmente ficará para amanhã”, destacou Djan Moreira.

Ele disse ainda que até o momento não tem pistas da família da criança. 


Flash de Carlos Lustosa
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais