Cidadeverde.com

Welington participa de posse na AMPAR e diz que Piauí será rico

Imprimir

O governador Wellington Dias participou na tarde de ontem (17), na cidade de Hugo Napoleão, localizada a 117 quilômetros da capital Teresina, da solenidade de posse do novo presidente da Associação dos Municípios da Região do Médio Parnaíba (AMPAR), Hélio Rodrigues.

A solenidade contou com a presença de prefeitos da região, vereadores e secretários do município de Hugo Napoleão. A cerimônia foi aberta com um discurso do ex-presidente da associação, Walter Alencar, que falou sobre a sua gestão e disse acreditar que a aproximação de Hélio Rodrigues com o governador vai ajudar a trazer muitas coisas boas para aquela localidade. “Tenho a certeza do dever cumprido. Nós da Ampar esperamos que a aproximação de Hélio com Wellington Dias traga bons frutos para essa região. Confio na capacidade de Hélio Rodrigues para presidir a Ampar.”

Em seguida o novo presidente leu para os demais presentes o termo de compromisso da presidência e falou sobre a sua missão. “Honro a confiança que depositaram em mim. Buscarei força e companheirismo com o Governo do Estado para trazer recursos para esses municípios do Piauí”.

Na oportunidade Wellington Dias falou sobre a situação difícil pelo qual passa o estado e que teve que tomar medidas duras e nada satisfatórias para poder controlar a folha de pagamento. Ele disse ainda que pretende investir na educação, segurança e, principalmente, desenvolver a saúde na região do médio Parnaíba. O governador destacou também que quer desenvolver o Piauí de forma geral, fazendo com que o estado eleve o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a Distribuição de Renda (Gini) e a qualidade de vida dos piauienses.

“Queremos seguir para ser um estado rico. Tínhamos um IDH em torno de 0,4, passamos para 0,5 e entre os anos de 2000 a 2014 passamos para um patamar de classe média, chegando a 0,7, e para ser um estado de desenvolvimento temos que passar para 0,8. Tem Também o índice Gini, mais igualdade, que temos que melhorar. Não adianta desenvolver Teresina e não desenvolver as outras cidades. Temos que melhorar também a qualidade de vida do povo. Cuidar do que é essencial para a vida, água, saneamento básico e energia”, afirmou o governador.

Wellington Dias falou que pretende diminuir o índice de mortes no estado. Pensando nisso e na carência de saúde naquela região, o governador afirmou que vai fazer com que a população tenha uma atenção básica na área, com rede de especialização para salvar vidas. “Eu quero aumentar a expectativa de vida no Piauí. Antes se vivia 66 anos, agora se vive 70 e queremos que chegue a 75. Qualquer lugar do planeta que se viva mais de 70 anos é desenvolvido. Para isso, já estive com o ministro da saúde e quero atenção básica e redes de especialização para salvar vidas”.

Finalizando seu discurso o governador parabenizou Hélio Rodrigues pela posse ressaltando que vai apoiar a Ampar e contou que pretende elevar a renda por habitante no Piauí. Segundo Dias, no seu último mandato como governador a renda por habitante no estado era de dois mil reais e então ele conseguiu fazer com que a renda chegasse a oito mil reais. “Quero fazer a economia crescer. Precisamos criar uma mania de empreendedor e a solução é trabalhar na área do empreendedorismo, é nisso que vamos apostar, produzindo frutas e também outras coisas. Quero deixar aqui pra vocês essa mensagem de fé e esperança. Hélio, a Ampar tem meu apoio e vamos trabalhar muito. Cada um fazendo sua parte fica legal”, finalizou o governador.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais