Cidadeverde.com

Cuide da saúde do seu ouvido

Imprimir

É comum que este órgão tão importante muitas vezes seja negligenciado quando se trata de cuidados. Cuidamos da saúde bucal, do nosso corpo e outros órgãos, mas por vezes o ouvido passa sem os cuidados necessários.

Para evitar problemas nos ouvidos e até consequências graves como a surdez, é necessário tomar alguns cuidados. Confira a seguir os principais problemas que o seu ouvido pode ter e dicas úteis de cuidados que você deve ter com este órgão.

Cuidados com o ouvido

Uma das coisas que se deve evitar quando se trata de cuidados com o ouvido é o uso de hastes flexíveis. Quando inseridas muito profundamente no ouvido, elas podem até perfurar o tímpano. Por isso, especialistas recomendam que sua limpeza seja feita com uma toalha com o auxilio do dedo indicador, assim você pode limpar a parte externa e não comprometerá a saúde do seu ouvido.

Outro fato interessante é que o ouvido é um órgão que possui seu próprio mecanismos de limpeza, ou seja, a intervenção humana não é necessária. A cera presente no ouvido, em pequenas quantidades, serve como proteção e os próprios pelos que se encontram no ouvido fazem o trabalho de expulsar seus excessos.

Portanto, nada de querer “cutucar” o ouvido até remover toda a cera. Caso acredite que seu ouvido está sujo ou precisa de mais cuidados, procure um otorrinolaringologista.

Doenças de ouvido

Zumbido

É muito comum ouvirmos um zumbido no ouvido e isso acontece geralmente devido à exposição a ruídos excessivamente altos, uso de fone de ouvido no volume muito alto e inclusive pelo uso desorientado de anti-inflamatórios e descongestionantes.

Para evitar o problema, deve-se proteger os seus ouvidos de ruídos altos como de máquinas e instrumentos de construção civil. Além disso, o uso de fone de ouvido deve ser feito com cautela e sempre com o volume em uma altura agradável e não exagerada.

Para tratar esse incômodo, pode ser necessário usar aparelho auditivo e evitar a cafeína, para que a circulação sanguínea não aumente e deixe o zunido ainda mais forte. É importante prevenir esse problema, pois ele pode causar problemas de concentração, dificuldade para dormir e até influenciar negativamente a sua libido.

Otite média

A otite média acontece normalmente nas épocas frias do ano, quando as gripes são mais comuns. No caso da otite média, os fluidos decorrentes de infecções bloqueiam a passagem de ar que normalmente deve ocorrer entre o canal que liga o ouvido ao nariz.

Se você sentir dor de ouvido e dor de cabeça, acompanhada de tontura, diminuição da audição e uma sensação estranha de que seu ouvido parece estar tapado, você pode estar sofrendo de otite média.

Para tratar o problema, deve-se consultar o médico para que ele receite os medicamentos apropriados e é possível também que seja necessário fazer uma drenagem para remover a secreção acumulada no canal. É importante tomar cuidado nesse caso, pois essa otite pode até

Otite externa

A otite externa é muito comum durante o verão, pois os frequentes banhos de piscina e mar podem facilitar a entrada de água nos ouvidos. A otite externa se caracteriza por dor de ouvido, em especial durante a mastigação. Outro sintoma da otite externa é a diminuição da audição.

Quando perceber sinais da otite externa, não use cotonete para tentar remover a água que ficou dentro do ouvido, pois isso pode pior a situação. Para aliviar a dor, use compressas quentes. Para fazer a compressa, esquente um pano com o ferro de passar e depois coloque o pano aquecido sobre o ouvido por cinco minutos. Tenha cuidado para não se queimar com o ferro ou esquentar o pano demais, senão você pode queimar a orelha.

Apesar desse tipo de otite não poder causar surdez, é recomendado consultar um médico, pois ele poderá indicar o tratamento ideal com medicamentos específicos para o caso.

Não se esqueça de sempre cuidar e ficar atenta aos sinais que seu ouvido dá de que algo está errado com ele. E, em caso de dúvidas, busque aconselhamento médico.

Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais