Cidadeverde.com

Cravo da Índia: excelente para a culinária e para a saúde

Imprimir

Pequeno, mas com poderes incríveis, tanto para a culinária como para a saúde humana… Assim é o cravo da Índia, também conhecido apenas como cravo, girofleiro ou craveiro da Índia.

Há muitos anos ele é utilizado como condimento em comidas doces e salgadas, fazendo realmente a diferença no que diz respeito ao sabor.

Quem, por exemplo, já comeu um bom doce de abóbora com um pouquinho de cravo?! Ou já provou um chocolate quente com cravo e canela? Mas estes são apenas exemplos, pois há uma infinidade de pratos nos quais ele é um dos ingredientes.

O que pouca gente sabe, porém, é que suas vantagens vão além do sabor. Talitta Maciel, nutricionista do Espaço Reeducação Alimentar, destaca que o cravo da Índia é uma especiaria, cujo sua flor é muito utilizada pelos benefícios que pode oferecer à saúde e na culinária em geral. “Possui propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, analgésicas e cicatrizantes, e é muito utilizada na comida asiática”, diz.

Benefícios do cravo da Índia

Talitta fala sobre os benefícios que o cravo pode oferecer:

- O chá do cravo da Índia ajuda a melhorar dores de cabeça;

- A reduzir febre;

- A melhorar de dores de garganta;

- No tratamento das candidíases;

- E aliviar dores de dente;

- O cravo da Índia ajuda a acelerar o metabolismo;

- A melhorar a digestão;

- Atua na queima de gorduras;

- Ajuda a melhorar náuseas;

- Possui propriedades antioxidantes;

- Ajuda no funcionamento da tireoide;

- No controle de colesterol ruim;

- É um potente antifúngico;

- E auxilia no combate a bactérias presentes na boca, evitando o mau hálito.

O cravo da Índia pode ajudar a emagrecer?

A nutricionista explica que o cravo vem sendo utilizado em dietas de redução de peso, pois possui propriedades que ajudam a acelerar o metabolismo. “Ele faz com que o corpo produza mais saliva e melhore a digestão dos alimentos, além de liberar hidrogênio, reduzindo a peroxidação lipídica, ajudando na queima de gorduras, além de ajudar a reduzir o colesterol ruim”, diz.

De acordo com Talitta, é possível utilizá-lo como forma de combater compulsão, na hora de dar aquele “ataque” aos doces. “Se você o tem ao seu alcance, pode chupar e respirar… Isso ajuda a diminuir esses episódios”, explica.

Como utilizar o cravo da Índia

Talitta explica que as partes utilizadas do cravo da Índia são as flores botões, encontradas secas, e seu óleo essencial. “É possível encontrá-lo também na forma de pó e de tintura”, diz.

Os óleos essenciais podem ser utilizados de diferentes formas, como, por exemplo: óleo de massagem, inalações, compressas, para aromatizar o ambiente etc. E as principais funções do óleo de cravo são:

- Expectorante;

- Estimulante;

- Antisséptico;

- Analgésico;

- Digestivo;

- Afrodisíaco.

O pó de cravo da Índia é bastante utilizado para dar um “toque final” em um prato. Pode ser utilizado em bolos, tortas, doces e é encontrado facilmente à venda no mercado.

Com as flores secas do cravo é possível, por exemplo, fazer o chá. Talitta explica que basta ferver a água, retirar do fogo e adicionar para cada xícara de água 1g a 1,5g (2 a 4 pedaços) de cravos, deixar em infusão por cerca de 10 minutos e beber. “Deve-se consumir 2 xícaras por dia”, diz a nutricionista.

Há contraindicações?

Talitta explica que mulheres grávidas não podem consumir, pois o cravo pode causar contrações uterinas.

A nutricionista destaca que, em todos os casos, deve-se evitar o consumo excessivo do cravo. “E qualquer a alteração associada, deve-se suspender uso”, diz.

Talitta ressalta, por fim, que o cravo da Índia deve ser consumido preferencialmente sob orientação profissional, para que possa de fato oferecer benefícios à saúde.

 

Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais