Cidadeverde.com

Empresa do Rio de Janeiro cumpre decisão judicial e suspende Whatsapp

Imprimir

O Núcleo de Inteligência da Secretaria Estadual de Segurança informa que uma empresa de provedor de infra-estrutura (backbone) com sede na região Sudeste do país acatou a decisão judicial do juiz da Central de Inquéritos da Comarca Teresina e bloqueou o aplicativo whatsapp para seus clientes. A medida atinge usuários dos estado do Rio de Janeiro. 

Essa empresa foi a primeira do pais a cumprir a decisão judicial. A Secretaria Estadual de Segurança reitera que a medida cautelar tem o intuito de pressionar o aplicativo a colaborar com as investigações da polícia do Piaui.

A medida atinge os clientes do provedor backbone que cumpriu a decisão, mesmo após desembargadores do Tribunal de Justiça derrubar a liminar do juiz Luiz de Moura Correia.

De acordo com a Secretaria de Segurança, essa medida não atinge operadoras de telefonia. 

"A internet trafega por duas vias ou por operadoras ou por backbones. No caso em questão, uma empresa de backbone decidiu acatar a decisão do juiz e bloqueou o aplicativo", esclarece a assessoria de comunicação da Segurança.

Decisões dos desembargadores

A decisão do desembargador José Ribamar Oliveira suspende apenas o bloqueio total do WhatsApp, mas mantém as demais ordens judiciais do juiz Luiz de Moura Correia, da Central de Inquéritos de Teresina (PI).

A outra decisão é do desembargador Raimundo Alencar, que usa de argumentos semelhantes a Oliveira. Os dois alegam que a suspensão não seria razoável por prejudicar milhões de pessoas. 

A decisão do desembargador Oliveira foi dada em resposta a Telefônica Brasil S/A. A Vivo, marca que pertence a Telefônica, é uma das operadoras de telefonia móvel que receberam ofício para cumprimento da decisão. A empresa alegou, entre outros argumentos, que não teria condições de fazer a suspensão do serviço em 24 horas.

O que é backbone 

Na literatura sobre redes, o termo backbone é usado para designar o tronco principal de uma rede, ao qual podem estar ligados diversos roteadores, cada um com um segmento de rede específico. O backbone é a espinha dorsal que garante a interconexão dos diversos segmentos de uma rede. É preciso se ter claro que essa espinha dorsal não é composta apenas de um grande cabo, mas geralmente acaba sendo ela mesma uma grande rede.

Quando se trata de Internet, existem os "backbones Internet", que nada mais são do que uma rede baseada na arquitetura de protocolos TCP/IP de grande abrangência geográfica e de grande capacidade de tráfego através da qual se interconectam redes de menor escala, sendo que o backbone Internet é capaz de rotear tráfego de dados entre as redes a ele ligadas e o resto da Internet.


Da redação 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais