Cidadeverde.com

Como saber se realmente engordei ou estou apenas inchado?

Imprimir

Você não descuida da alimentação, segue a dieta à risca, capricha na atividade física e quando chega a hora de enfrentar a balança, o ponteiro continua subindo. Para completar, aquela sua calça jeans preferida não fecha mais e sua barriga parece maior, você sente os pés e as pernas pesados. Antes de se desesperar, preste atenção, pois esse peso extra pode ser retenção de líquido, e não gordura.

O que pode causar inchaço?

A retenção de líquido é um inchaço causado quando há acúmulo de água em excesso no organismo, e isso provoca a sensação de que você engordou de um dia para o outro. O problema pode ter várias causas. As alterações hormonais causadas pelo estresse, pela menstruação e pela gravidez são o principal motivo.

Uma alimentação desequilibrada e o consumo exagerado de sal aumentam as chances de o corpo reter líquidos, assim como os problemas renais, cardíacos e disfunções da tireoide. Os anticoncepcionais e corticoides também provocam a retenção.

É importante que você entenda os sinais do seu corpo para identificar quando o inchaço merece maior atenção e ajuda médica. Mas na maioria dos casos, a retenção de líquidos não precisa ser motivo de preocupação, pois é possível aliviar o desconforto com alguns cuidados simples.

Como acabar com o inchaço?

Se o seu inchaço for causado por alterações hormonais ou pela alimentação errada, uma ótima alternativa para acabar com a retenção é beber bastante água. Se tiver insuficiência cardíaca, muito cuidado, pois o ideal é fazer justamente o contrário, diminuir ingestão de líquidos.

Mudar hábitos bastante comuns pode ser útil para quem quer acabar com a retenção de líquidos. Tire o saleiro da mesa, diminua o sal na comida e experimente substituí-lo na hora de temperar a salada por limão e ervas como orégano, manjericão, hortelã. Diminua também o consumo de condimentos e produtos industrializados.

Se você permanece sentado por muito tempo no trabalho, faça alguns movimentos com os pés e procure levantar a cada hora para dar uma volta. Fazer exercícios físicos também é uma maneira de estimular a circulação e o fluxo de líquidos e nutrientes pelo corpo, uma boa dica para evitar o inchaço.

 

Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais