Cidadeverde.com

Síndrome da fadiga crônica

Imprimir

Aquela sensação de cansaço que não vai embora mesmo depois de um final de semana inteiro bem dormido pode ter razões como estresse, sedentarismo ou deficiência de nutrientes no organismo, mas também pode ser a síndrome da fadiga crônica.

Diferentemente do cansaço comum, a síndrome da fadiga crônica (SFC) é uma condição persistente, que pode ter longa duração e geralmente é acompanhada de outros sintomas que prejudicam o desempenho da pessoa em vários aspectos: desânimo, dificuldade de concentração e fraqueza muscular são alguns deles.

Portanto, se você já acorda cansado, tem dificuldade para se recuperar de atividades físicas, por mais simples que elas sejam, sente esgotamento físico e mental constantemente, dores musculares, dor de cabeça, infecções recorrentes, variações de humor, baixa imunidade, sono irregular, ansiedade e distúrbios gastrintestinais frequentes, é hora de consultar um médico.

Na maioria das vezes, a doença se instala depois de algum processo infeccioso como gripe, resfriado ou sinusite. Entretanto, por razões desconhecidas, a infecção vai embora, mas permanecem os sintomas de indisposição, fadiga e fraqueza muscular. Tais sintomas até melhoram, mas periodicamente voltam e podem durar por longos períodos.

De acordo com uma pesquisa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, nos EUA, mulheres acima de 40 anos são quatro vezes mais propensas a ter a doença por causa das típicas alterações hormonais dessa fase.

As causas da síndrome da fadiga crônica são desconhecidas e seguir um estilo de vida agitado pode não ser o único agravante do problema. A exaustão pode ter explicação física, mental, emocional ou ainda sinalizar várias doenças. Por isso, cabe ao médico conversar com o paciente e analisar todos os aspectos possíveis para chegar ao diagnóstico.

Apesar de não ter cura, os sintomas da síndrome podem ser reduzidos em até 60% com terapias. O tratamento para síndrome da fadiga crônica inclui atividade física, remédios e acompanhamento psicológico. O acompanhamento de um especialista é importante, pois se não for tratado, o cansaço crônico pode até resultar em depressão.

 

Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais