Cidadeverde.com

Veja os 11 benefícios comprovados do abacate

Imprimir

 Por muito tempo o abacate foi considerado um alimento calórico, associado ao ganho de peso e gordura corporal. Porém, atualmente, já se sabe que o abacate é uma fruta com alto valor nutricional e que promove diversos benefícios ao organismo.

Abaixo, Pâmela Miguel, nutricionista da Clínica de Nutrição Funcional de São Paulo, apresenta alguns desses benefícios que o consumo adequado de abacate pode oferecer:

1. Contém gorduras boas. O abacate é rico em gorduras insaturadas, “gorduras boas” que auxiliam na redução dos níveis de colesterol, além de contribuir para redução do “mau” colesterol (LDL-colesterol) e aumento do “bom” colesterol (HDL-colesterol).

2. Promove mais saciedade. O abacate também é rico em ômega 9, o que auxilia na promoção da saciedade. “Com isso, pode-se dizer que o abacate auxilia no emagrecimento, pois contém gorduras ‘boas’ que promovem a saciedade (omêga 9)”, destaca a nutricionista Pâmela.

3. Previne as doenças cardiovasculares. O abacate contém Beta-sitosterol, um fitoesterol que atua na redução do LDL- colesterol. “Sendo assim, ele auxilia na prevenção das doenças cardiovasculares”, explica Pâmela Miguel.

4. Evita o acúmulo de gorduras. O abacate melhora a ação da insulina, ou seja, evita picos de glicose no organismo e acúmulo de gorduras.

5. Ajuda no funcionamento do intestino. O abacate é rico em fibras que, além de promoverem saciedade, auxiliam no funcionamento correto do intestino.

6. Possui ação antioxidante e anti-inflamatória. O abacate contém ainda substâncias com ação antioxidante e anti-inflamatórias que reduzem a inflamação das células de gordura e auxiliam no processo de emagrecimento.

7. Protege contra o envelhecimento precoce. O abacate contém vitamina E, Luteína e a Glutationa, potentes antioxidantes que, além de auxiliarem no emagrecimento, protegem o organismo das doenças crônicas (doenças cardiovasculares, câncer) e do envelhecimento precoce, trazendo benefícios para a pele.

8. Auxilia na redução da celulite. Pâmela explica que as substâncias com ação anti-inflamatórias e antioxidantes também auxiliam na redução da celulite.

9. Previne doenças articulares. O abacate tem ainda ação protetora das cartilagens, devido à sua ação anti-inflamatória, auxiliando assim na prevenção de doenças articulares, como a artrite e a artrose.

10. Melhora a ação dos hormônios. Pâmela Miguel destaca que o abacate contém substâncias que auxiliam no controle da glicemia, melhorando a ação do hormônio insulina. “A fruta também auxilia na modulação do hormônio cortisol (hormônio do estresse)”, diz.

11. É rico em nutrientes. O abacate também é rico em nutriente como potássio, cálcio, ferro e fósforo.

“Dessa forma, o consumo equilibrado do abacate tem ação positiva no controle do colesterol, diabetes, doenças cardiovasculares, doenças articulares e no emagrecimento”, destaca Pâmela Miguel.

 

Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais