Cidadeverde.com

TRE-PI: 750 mil eleitores precisam fazer cadastro biométrico a partir desta segunda (4)

Imprimir

A partir desta segunda-feira (4), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) reiniciará o recadastramento biométrico, que abrangerá 750 mil eleitores em todo o estado. A expectativa é de que 70% dos piauienses já votem com o reconhecimento da impressão digital nas eleições municipais de 2016. 

Wilson Filho/Cidadeverde.com
IMG_9710.jpg

O desembargador Edvaldo Pereira de Moura, presidente do TRE-PI, estará nesta segunda-feira (4), às 9h, no auditório da secretaria de educação em Barras, na solenidade do lançamento dessa nova fase do recadastramento biométrico. Às 13h, a solenidade será no cartório de Campo Maior. Na terça-feira (5), às 10h, será a vez do cartório de São Raimundo Nonato receber o magistrado. 

De 4 de maio até 30 de outubro, o TRE-PI vai atender os eleitores de 18 municípios de cinco zonas eleitorais. De acordo com o Tribunal, os eleitores serão atendidos em dias úteis, de 7h às 13h, nas sedes dos cartórios eleitorais: Barras, Campo Maior e São Raimundo Nonato. 

A ação irá abranger a 6ª Zona Eleitoral (Barras, Boa Hora e Cabeceiras), 7ª e 96ª Zonas Eleitorais (Campo Maior, Jatobá do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré e Sigefredo Pacheco), e na 13ª e 95ª zonas (São Raimundo Nonato, Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Jurema, São Braz do Piauí, São Lourenço do Piauí e Várzea Branca). 

Os eleitores devem levar título de eleitor original, comprovante de endereço (original e cópia), e documento de identidade oficial com foto (original e cópia). Quem não comparecer pode ter o título de eleitor cancelado e ficar impedido de obter passaporte, receber salário de cargos públicos, ser nomeado em concursos ou obter empréstimos de bancos oficiais, por exemplo. 

Em 2014, dos 2.345.694 eleitores aptos a votar no Piauí, 853.541 já tinham o cadastro biométrico - o correspondente a 36,63% do eleitorado do estado. O novo sistema foi usado em Teresina, Cajueiro da Praia, Floriano, Francisco Santos, Ilha Grande, José de Freitas, Luís Correia, Nazária, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piracuruca e Piripiri. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais