Cidadeverde.com

"Cada um tem que fazer sua parte", diz presidente da FMS sobre a dengue

Imprimir

A Secretaria Municipal de Saúde já alertou que com o aumento dos casos de dengue, chikungunya e outras viroses, Teresina está vivendo uma epidemia de doenças infecciosas. Essas doenças têm uma coisa em comum, o mosquito transmissor é o Aedes aegypti, conhecido como mosquito da dengue. Em entrevista ao Jornal do Piauí desta sexta-feira (8) o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luciano Nunes, afirmou que todos têm que agir de forma preventiva evitando focos de proliferação do mosquito.

Foto: Wilson Filho/Cidade Verde

"A Fundação está tomando várias medidas para combater o mosquito, mas é importante também que cada um faça a sua parte. Não adianta você tomar os cuidados se o seu vizinho não fizer também, porque o mosquito não vai voar somente sobre a casa dele. Depois ele mesmo pode estar enfermo, então é preciso entender que o combate contra o mosquito é um esforço coletivo onde todo cidadão deve assumir responsabilidade", explicou Luciano Nunes.

O presidente da FMS informou ainda que os agentes de saúde estão passando pelos bairros da capital com uma abordagem educativa sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. "Se você estiver andando na rua e ver no chão um copinho acumulando água, derrame e coloque no lixo adequado", sugeriu Luciano Nunes.

Vacinação
Este sábado (9) será o dia D da vacinação contra a gripe Influenza. 104 salas de vacina em toda Teresina estarão esperando pessoas para se imunizarem contra a Influenza A, H1N1, H3N2, e Influenza B.

O público prioritário é de crianças entre seis meses e cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e funcionários do sistema prisional.

"Esse dia é um esforço concentrado que fazemos para chamar atenção da população. Teremos profissionais aplicando a vacina nos shoppings e supermercados da cidade para atender mais pessoas", finaliza o presidente da FMS.

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais