Cidadeverde.com

Teresina notifica mais de 200 casos de Zika e Chikungunya; FMS aguarda resultados

Imprimir

O secretário municipal de saúde, Luciano Nunes, informou nesta terça-feira (12), que Teresina já ultrapassa 2 mil notificações de casos de dengue, número mais elevado que o ano passado. O gestor alerta que agora, após o período chuvoso, haverá ainda uma maior incidência de casos.

"Vamos intensificar campanhas, uma vez que este período é de maior incidência, o que é natural, porque o período chuvoso foi mais intenso", disse Nunes.

O secretário acrescenta que foi criado um comitê interno para trabalhar ações de prevenção a dengue. Ele informou que já existem mais de 200 casos notificados de Zika e Chikungunya, que foram encaminhados para análise no laboratório em Belém, único que faz exames no Brasil e por isso há uma demora na liberação de resultados.

Números da dengue no Piauí

No período de janeiro a abril de 2015, já foram confirmados 1.854 casos de dengue em 69 municípios piauienses. Entretanto, ainda não há registro oficial de febre chikungunya no estado.

Já em relação aos casos suspeitos de dengue notificados, este ano, o Estado já contabilizou 3.408 casos, o que equivale a um aumento de 86,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2014, foram notificados 1.830 casos suspeitos da doença. Os dados são da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria de Estado da Saúde.

Dentre os municípios que tiveram casos confirmados de dengue estão: Teresina, com 1.407 casos, Alvorada do Gurguéia, com 73, Picos, com 57, São Raimundo Nonato, com 39, Barras, com 38, Parnaguá, com 31, Bom Jesus, com 23, Monsenhor Gil, com 17, Dirceu Arcoverde e São João do Arraial, com 12, cada um. Como também Dom Inocêncio e Esperantina, com 10, cada um.

 

Flash Yala Sena
Redação Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais