Cidadeverde.com

Regina Sousa afirma que Distritão é a volta do “curral eleitoral” no País

Imprimir

A senadora do PT, Regina Sousa, afirmou que a bancada do partido é contra o Distritão, sistema proposta no relatório da reforma política. De acordo com a nova proposta, na eleição para deputado serão eleitos os candidatos mais votados de cada Estado e extingue o sistema de proporcionalidade.

Para Regina Sousa, o Distritão é um “retrocesso” e a volta do “curral eleitoral”.

“A reforma política está trazendo uma proposta que é um retrocesso. Todo mundo já está se organizando, inclusive a OAB está puxando um movimento contra o Distritão”, disse Regina.

Segundo ela, o Distritão exclui as pessoas, principalmente as mulheres. 

“Com o Distritão os movimentos populares não têm chances, nos distritos todo mundo já sabe quem são eleitos, quais as famílias que comandam. É um retrocesso é a volta do curral eleitoral e o preocupante é que está ganhando muita força”. 

Segundo Regina não só o PT é contra o Distritão, mas o PC do B, Psol e outras siglas. Ela disse que é a favor do mandato de senador ser de cinco anos como propõe o relatório da comissão especial da reforma política”.

De acordo com o projeto substitutivo da PEC 14/15, apresentado na Câmara, entre as principais alterações na Constituição Federal estão: a proibição da reeleição para cargos no Executivo, alterações na duração dos mandatos eletivos; apenas um suplente para cada senador com a impossibilidade de ser cônjuge ou parente consanguíneo; redução na idade mínima para disputar as eleições, formação de coligações apenas para eleições majoritárias; redução do número de assinaturas para iniciativas populares; e, definição de normas para o financiamento das campanhas eleitorais.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais