Cidadeverde.com

Testes para HIV, sífilis e hepatites serão realizados nas unidades prisionais

Imprimir

A Secretaria de Estado da Saúde realiza, em parceria com a Secretaria de Justiça, um treinamento de testagem e aconselhamento para os agentes penitenciários de todo o Estado. A ação tem como objetivo disponibilizar e multiplicar os serviços de saúde para a realização de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como realização de testes gratuitos para HIV, sífilis e hepatites B e C, voltados à saúde das pessoas privadas de liberdade.

As atividades tiveram início nesta quarta-feira, 27, e segue até o dia 29 de maio. Durante a programação serão realizadas palestras, atividades práticas, bem como a apresentação dos laudos e instrumentos a serem utilizados durante os testes.
 
A meta é que 70 profissionais sejam capacitados e habilitados para realizar esses testes. “O propósito é dar agilidade no diagnóstico precoce, no tratamento e aconselhamento, caso haja a confirmação de algum caso”, disse Hérlon Guimarães, diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, da Secretaria de Saúde.
 
Uma vez confirmada a positividade do HIV, os profissionais estarão capacitados a realizarem o aconselhamento ao usuário desse serviço. O aconselhamento é uma ação de prevenção que tem como objetivo oferecer apoio emocional ao usuário, esclarecer suas informações e dúvidas sobre DST e HIV/Aids e, principalmente, ajudá-lo a avaliar os riscos que corre e as melhores maneiras que dispõe para prevenir-se.


[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais