Cidadeverde.com

Equipes do AC e MS visitam viveiros de piscicultura do Piauí

Imprimir

O Piauí recebe a visita de equipes de empreendedores do ramo da piscicultura do Acre e Mato Grosso do Sul. A vinda dos técnicos tem o objetivo de fazer um diagnóstico do potencial da atividade no estado. A análise visa a implantação de empreendimentos na área, por parte do Governo piauiense. A comitiva dos dois estados se reúne com o governador Wellington Dias, nesta quarta-feira (10), às 17h, no Palácio de Karnak, concluindo a visita ao Piauí.

Na última terça-feira (09), segundo dia de visitas a viveiros de piscicultura, a equipe conferiu criadouros nos municípios de Barras, Batalha, Esperantina e Piracuruca. Na segunda-feira (09), a comitiva conheceu os tanques em  Nazária e Palmeirais. 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural do Piauí, Francisco Limma, a intenção do governador é organizar as cadeias produtivas mais importantes do estado, envolvendo pequenos, médios e grandes piscicultores. “A piscicultura encontra-se neste grupo e o estado pretende implantar um empreendimento que possa fazer o beneficiamento do peixe e a produção de ração e de alevinos, de forma que o produtor assuma a comercialização do pescado no mercado local, estadual, nacional e até internacional, além de agregar valor aos nossos produtos, de forma que todos os segmentos possam ser desenvolvidos”, complementa o secretário.

Francisco Limma explica a razão de receber equipes de gestores e empreendedores do Acre e do Mato Grosso do Sul no Piauí. “Eles que vão nos apoiar na estruturação e na modelagem deste empreendimento no Piauí, uma vez que o Acre possui um empreendimento modelo de central de peixes alevinos, filhotes de peixe e ainda uma fábrica de ração, pioneira no país, além de um frigorífico com capacidade para processar 70 toneladas de pescado por dia. Já o Mato Grosso do Sul possui o, estruturado, Projeto Pacu”, ressalta o secretário da SDR, antecipando que trata-se de uma Parceria Público Privada Comunitária, envolvendo tanto INVESTIMENTOS públicos, como da iniciativa privada, incluindo investimento de produtores.

No segundo dia de visitas, a comitiva participou de uma reunião, no município de Esperantina, com sindicatos, prefeitos e piscicultores. Na oportunidade, a prefeita da cidade, Vilma Amorim, apresentou o cenário piscicultor do Território dos Cocais.

Para o secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis do Acre, Sebastião Fernando Ferreira Lima, “a piscicultura no Piauí, como no início do trabalho no Acre, ainda tem alguns gargalos que precisam ser resolvidos, por isso trouxemos a equipe do projeto Pacu, que vai fazer um diagnóstico geral da piscicultura no Piauí e trazer o que eles têm de melhor em tecnologia na área do pescado, considerando que, atualmente, este projeto é a melhor referência que temos no Brasil. Os produtores que visitamos são semelhantes aos que temos no Acre”, comenta o secretário.

Participaram do segundo dia de visitas o secretário Francisco Limma, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do Acre, diretor da Agência de Negócios do Acre, diretor geral do Projeto Pacu- MS, o ex-ministro da agricultura e atual assessor dos projetos de piscicultura no Brasil, José Fritsch. Também estiveram presentes representantes do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil, do Sebrae, da Adapi, Codevasf, Agência de Fomento e piscicultores.

A SDR está promove, na manhã desta quarta-feira (10), uma reunião técnica, no auditório da SDR, para apresentação do diagnóstico da piscicultura do Piauí, com a presença de representantes de instituições, técnicos, produtores e outros envolvidos na cadeia produtiva da piscicultura, incluindo as equipes do Acre e Mato Grosso do Sul. 

Da Redação.
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais