Cidadeverde.com

Médicos do Piauí avaliam proposta do governo na próxima quarta

Imprimir

As Secretarias de Saúde, Administração e Fazenda apresentaram uma nova proposta para evitar a paralisação dos médicos da rede pública estadual. Em reunião com o Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi), neste sábado, 13, o Governo apresentou um  cronograma para a progressão da carreira médica e a data-base para reajuste dos vencimentos. A proposta será avaliada na próxima quarta-feira (17).

Sobre a progressão da carreira médica, a proposta é que seja implantada 50% em dezembro e os demais 50% em junho de 2016, contemplando todos os profissionais da categoria. Quanto aos vencimentos, o Governo propõe que sejam escalonados em três etapas, iniciando as negociações em janeiro de 2016.

“São direitos legítimos, é nosso esforço em atender as reivindicações da categoria, ao tempo em que não esgotamos as negociações para evitar que a população seja prejudicada”, explica Francisco Costa, secretário de Saúde.

De acordo com Lúcia Santos, presidente do Simepi, a categoria deve se reunir na próxima quarta, dia 17, onde a proposta será apresentada aos médicos. Com o entendimento, o indicativo de paralisação pode ser suspenso a partir de quinta, dia 18.

Os atendimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas prejudicadas por conta da paralisação serão reagendadas, de acordo com calendário a ser divulgado pelos hospitais.

A reunião com o Sindicato ocorreu nesta manhã de sábado, 13, com a presença dos secretários Franzé Silva e Rafael Fonteles, da Administração e Fazenda, respectivamente, do superintendente e diretor de Gestão de Pessoas da Saúde, Cel. Gerardo Rebelo e Richadson da Costa, da presidente do Simepi, Lúcia Santos e do tesoureiro Renato Leal.

A categoria já havia parado suas atividades durante três dias no início deste mês e já previa nova interrupção nos atendimentos eletivos, por cinco dias, a partir da próxima segunda-feira (15).

 

Da Redação.
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais