Cidadeverde.com

Notícia da Manhã: Acidentes de moto viram problema de saúde

Imprimir

Nesta terça(16), o Notícia da Manhã abordou no quadro Saúde os traumas e lesões provocados pelos acidentes de moto.

Em uma reportagem especial, o telejornal mostrou que a imprudência e a irresponsabilidade tornaram os acidentes uma questão de saúde pública, pois tem aumentado o número de vítimas e superlotado o Hospital de Urgência de Teresina.

Segundo a reportagem, em 2014, 3.561 motoristas ou garupas foram acidentados, o que representa um número dez vezes maior de vítimas de acidentes de carro.A coordenadora de ações educativas do Detran-PI, Kisley Urtiga, alerta que a moto, além de ser um transporte é instrumento que mata. Ela disse que nas blitzs educativas é ressaltado a importância do uso do capacete para a segurança do condutor.

Entre os traumas mais frequentes que acometem as vítimas de acidentes de moto estão: fratura de membros e face; perda de tecido e traumatismo craniano.

No estúdio do Notícia da Manhã, o médico neurocirurgião Daniel França, que vivencia esse problema no HUT, disse que o tratamento de uma vítima de moto é prolongado e caro, além de sempre deixar sequelas.
"Nenhuma das pessoas que sofreram taumatismo de crânio grave voltam a ser quem era", enfatizou.

Entre as sequelas, o doutor destacou a dificuldade de raciocínio, de movimentação de um lado do corpo, perda de movimentação das pernas, e dificuldades visuais e de linguagem.

O médico Daniel França disse ainda que o número de lesões decorrentes do não uso do capacete é no Piauí três vezes superior a média mundial. "Se houvesse o uso do capacete muitas internações poderiam ser evitadas e o paciente provavelmente ficaria com poucas sequelas", alertou.

As maiores vítimas de acidentes de moto no Piauí são jovens adultos do sexo masculino. Em 2014, das 700 mortes provocadas por moto, 629 eram homens. Até agora, em 2015, 194 morreram e 175 do sexo masculino.

Veja na íntegra o quadro Saúde sobre traumas e mortes provocados por acidentes de moto!


Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais