Cidadeverde.com

Biometria: 14% dos eleitores já fizeram recadastramento na 1ª etapa

Imprimir

Levantamento do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) mostra que, até o dia 18 de junho, 24.677 eleitores procuraram a Justiça Eleitoral para fazer o recadastramento biométrico. Nesta primeira etapa, o recadastramento engloba 18 municípios de cinco zonas eleitorais. O prazo começou no dia 4 de maio e vai até 30 de outubro.

Passam por recadastramento municípios da 6ª Zona Eleitoral – Barras (sede), Boa Hora e Cabeceiras; 7ª e 96ª ZEs – Campo Maior (sede), Jatobá do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré e Sigefredo Pacheco; 13ª e 95ª ZEs – São Raimundo Nonato (sede), Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Jurema, São Braz do Piauí, São Lourenço do Piauí e Várzea Branca.

Segundo o TRE, 173.317 eleitores desses municípios devem fazer o recadastramento, no entanto, até agora, só 14,24/% regularizaram a situação. Quem não passar pelo sistema terá o título cancelado. O atendimento dos eleitores só será realizado na sede dos Cartórios Eleitorais dos municípios-sede das zonas eleitorais (Barras, Campo Maior e São Raimundo Nonato), no horário de 7:00 às 13:00h nos dias úteis.

Para realizar o seu recadastramento, o eleitor deverá apresentar documentos como título de eleitor (original), comprovante de endereço (original e cópia) e documento de identidade oficial com foto (original e cópia).

2ª etapa começa em julho

De acordo com o TRE, a segunda etapa do recadastramento começa no dia 1º de julho e devem se estender até o dia 17 de dezembro. Trinta e um municípios de 11 zonas eleitorais vão participar. As cidades contempladas nesta segunda etapa são: Aroeira do Itaim (10ª Zona - Picos), Dom Expedito Lopes, Geminiano, Santana do Piauí, São José do Piauí e Sussuapara (62ª Zona – Picos); Pedro II (sede da 12ª Zona), Domingos Mourão, Lagoa do São Francisco e Milton Brandão; Bom Jesus (sede da 15ª Zona), Currais e Redenção do Gurgueia; União (sede da 16ª zona) e Lagoa Alegre; Corrente (sede da 22ª zona) e Sebastião Barros; Altos (sede da 32ª Zona), Coivaras e Pau D'arco do Piauí; Buriti dos Lopes (sede da 33ª Zona), Bom Princípio do Piauí, Caraúbas do Piauí e Caxingó; Castelo do Piauí (sede da 34ª Zona), Buriti dos Montes, Juazeiro do Piauí e São João da Serra; Esperantina (sede da 41ª Zona) e Morro do Chapéu do Piauí; Batalha (sede da 45ª Zona).

No total, envolvendo as duas etapas, o TRE quer contemplar 35 Zonas Eleitorais, englobando 86 municípios. Ao todo serão convocados mais de 750.000 eleitores, o que representa mais de 33% do eleitorado do estado. O TRE-PI estima que ao fechamento do cadastro eleitoral para as eleições municipais de 2016, aproximadamente 70% do eleitorado piauiense esteja com os dados biométricos cadastrados.

Hérlon Moraes (Com informações do TRE)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais