Cidadeverde.com

Inscrições abertas para o Seminário: Federalismo, Desenvolvimento e Planejamento Regional

Imprimir

A Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan) está articulando um programa de capacitação voltado para os gestores dos órgãos estaduais, com o objetivo de melhorar a qualidade da gestão. Para tanto, realizará, entre os dias 30 de junho e 02 de julho o seminário Federalismo, Desenvolvimento e Planejamento Regional. As inscrições podem ser feitas pelo site www.seplan.pi.gov.br e pelo telefone (86) 3221-3580.

“Queremos possibilitar o avanço em políticas públicas duradouras e com mais aderência às nossas potencialidades”, explica o coordenador geral do evento, Antônio José Medeiros. Segundo ele, dentre outras realizações, estão previstos, futuramente, cursos e seminários envolvendo um público alvo acima de 1.500 gestores.

O evento consistirá em debater o federalismo tendo como base a nova ordem econômica social e ocorrerá em dois momentos. O primeiro evento ocorrerá em junho próximo e discutirá o Federalismo, Desenvolvimento e Planejamento Regional. Em um segundo semestre desse ano ocorrerá o segundo evento e debaterá o Federalismo e as Políticas Públicas.

“A intenção da Seplan é, a partir dos seminários, desenvolver debates específicos sobre as capacidades governativas dos Estados no processo de planejamento”, afirma a assessora técnica do projeto, Teresinha Ferreira da Silva.

Para tanto, ela explica que foca em um público que vai desde gestores e professores e estudantes universitários, até representantes da Sudene, do Ministério da Integração Nacional e do Conselho Nacional de Secretários de Planejamento.

“Este evento será o início de um longo caminho a percorrer no repensar do território, das questões regionais, e sua importância está em criar um ambiente de discussão que levará, com certeza, à construção de políticas públicas que levem ao bem estar econômico e social”, completa o coordenador Antônio José Medeiros.

Clique aqui e confira a programação completa.

Para o evento estão programas das seguintes exposições: João Mendes da Rocha Neto - Coordenador Geral de Planos Regionais e Territoriais da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, que falará sobre “A Nova Política de Desenvolvimento Regional”.

Carlos Antônio Brandão – Professor Adjunto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ, que versará sobre “Desenvolvimento, Território e Pactuação Multi-Escalar”.

Constantino Cronemberger Mendes. Coordenador de Estudos federativos do IPEA, com a palestra sobre “Federalismo Fiscal Brasileiro”.

Antonio Carlos Galvão – Diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), com um debate sobre “Política Regional, Adensamento da Economia e Inovação”, dentre tantos outros.

Da Redação.
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais