Cidadeverde.com

Governo incentiva produção e consumo de etanol no Piauí

Imprimir

Com o objetivo de promover a aproximação do Governo do Estado com investidores do agronegócio, o governador Wellington Dias (PT) visitou na sexta-feira (26) as instalações das indústrias do Grupo Olho d’Água e a Comvap. Na oportunidade, o petista destacou a importância do estado ter um leque diversificado de empreendimentos, que geram emprego e renda, abastecem o mercado de consumo interno e exportam produtos e ainda injetam recursos na economia.

“Aqui é uma empresa que agrega pequenos, médios e grandes produtores de cana-de-açúcar dentro do mesmo arranjo produtivo, o que beneficia muitos agricultores e gera emprego e renda. O grupo se destaca pelos investimentos em irrigação e na produção de energia limpa a partir do bagaço da cana. É uma empresa que contribui com o crescimento da economia do estado, pois paga impostos e gera empregos”, frisou Dias.

Wellington Dias disse ainda que o Governo do Estado está trabalhando uma política fiscal que permita que o mercado externo não possa ter mais vantagem sobre o mercado interno. “É preciso que aquilo que se produz no Piauí tenha um diferencial para aquilo que se consome de outros estados. A tese é de que haja sempre uma condição do próprio Piauí se autoabastecer”, destacou.

Durante a visita, o governador afirmou que o Governo está adotando medidas para facilitar os trâmites burocráticos para a implantação de empresas e apoiar os investidores do Piauí. “Para isso, vamos descentralizar a Junta Comercial, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o Instituto de Terras e o Corpo de Bombeiros. Isso facilita a concessão de licenças ambientais e acelera a prestação de serviços para os empresários”, pontuou.

O petista revelou também que a negociação junto à Bancada Estadual para a redução da alíquota do imposto cobrado sobre o álcool está em fase final. “A Bancada já aprovou o incentivo para a redução  de alíquota do álcool para ampliar o consumo do produto aqui, arrecadando Imposto Cobrado sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) dentro do estado. A intenção é que o álcool seja misturado à gasolina dentro do próprio estado, reduzindo o ICMS e adaptando os demais combustíveis para gerar uma receita complementar”, garantiu.

Segundo o diretor de operações do grupo, Luiz Fernando de Melo, a empresa produz cerca 1,14 milhões de toneladas de açúcar por ano e álcool suficiente para abastecer o mercado interno. “O Grupo Olho d’Água Comvap gera mais de 2500 empregos diretos e cerca de 5000 empregos indiretos. As empresas se destacam pela utilização de tecnologias modernas para irrigar 3,5 mil hectares; prevenção de acidentes de trabalho e estimulo à formação e qualificação dos seus funcionários e o respeito ao meio ambiente, com a preservação de mais de 50 mil hectares de terras”, revelou o diretor.  

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais