Cidadeverde.com

Musculação na terceira idade oferece vários benefícios para a saúde e reduz sintomas de doenças

Imprimir

Com o avançar da idade, muitas são as atividades que se tornam limitadas, mas há um grande engano em afirmar que a musculação é uma delas. A musculação na terceira idade pode contribuir para o corpo que, a cada dia, sofre com mais limitações. É possível, com isso, garantir uma vida longa e cheia de energia.

 


Os benefícios:
1. Melhora a força e a flexibilidade: isto é importante para manter o idoso seguro em suas atividades diárias, tornando-o menos vulnerável a quedas, uma das maiores preocupações das pessoas na terceira idade e que, muitas vezes, levam o idoso a não sair de casa, resultando em seu isolamento.


2. Aumenta a densidade óssea: a musculação na terceira idade pode ajudar a proteger o corpo contra a osteoporose, uma doença na qual os ossos se tornam frágeis e mais suscetíveis às fraturas.


3, Reduz a gordura corporal: além de uma dieta saudável, a musculação na terceira idade é importante para a manutenção do peso. Este tipo de exercício, diferente de modalidades aeróbicas, é de baixo impacto, e isso reduz as chances das lesões e das fraturas.


4. Reduz a dor articular: pesquisas demonstram que a musculação na terceira idade pode contribuir para a redução de dores das articulações, como coluna, ombros e joelhos.


5. Melhora a postura corporal: ao treinar a musculação na terceira idade, pode-se perceber uma melhora na postura, já que com o avanço da idade, o sistema muscular esquelético vai perdendo a sua tonicidade.


6. Reduz os sintomas de doenças crônicas: a musculação na terceira idade pode ajudar a reduzir os sintomas de depressão, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e distúrbios do sono. Isso porque aumenta os níveis de serotonina do corpo e melhora a frequência cardíaca e a pressão arterial.


7. Melhora a autoestima: melhorar a sua força e seu físico pode contribuir para que o idoso tenha mais confiança no seu dia a dia, o que influencia em uma melhor qualidade de vida e em uma melhora em sua autoestima.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais