Cidadeverde.com

Mais de 200 foram notificados por ocupação irregular das calçadas

Imprimir

Em um ano, mais de 400 pessoas foram notificadas, na Zona Leste de Teresina, por desobidiência ao Código de Postura do Município, de acordo com levantamento da Gerência de Controle e Fiscalização da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste). Foram 129 notificações por construções irregulares, 209 por ocupações do passeio público, 118 por publicidades irregulares, entre outras. 

O relatório apontou que a maioria das notificações foi devido a ocupação irregular do passeio público. Para o gerente de controle e fiscalização da SDU Leste, Lupércio Medeiros, a maior parte das infrações são a ocupação de calçadas, canteiros centrais e outros espaços públicos por estabelecimentos comerciais, onde são colocadas mercadorias como pneus, cavaletes e materiais de construção.

Outro problema recorrente é o acúmulo de lixo, mato e o descaso com muros de imóveis localizadas na zona leste. Lupércio Medeiros lembra que medidas fiscais tentam, rotineiramente, controlar esses casos, porém faz uma alerta para que a população também tenha consciência sobre o assunto. 

“Quando existe um terreno que o proprietário não mura, por exemplo, ele é passivo das pessoas e até os próprios vizinhos depositarem lixo indevidamente no local. O mato cresce e torna um perigo para a comunidade que vive no entorno e outros transientes”, disse Medeiros.

Em caso de notificações referentes à obstrução e ocupações do passeio público, a multa varia de R$ 190,53 à R$ 635,10. De acordo com a Gerência, os trabalhos de fiscalização atingem toda região da zona leste, desde avenidas, ruas, quadras, praças, e bairros que contemplam os trechos das Avenidas João XIII, Presidente Kennedy, Homero Castelo Branco, Jóquei Clube e Nossa Senhora de Fátima.  

Para fazer reclamações e colaborar com o trabalho da SDU Leste, a população pode usar o numero (086) 3215 7875 e (086) 3215 7874, o horário de funcionamento acontece de segunda à sexta, das 7:30 às 13:30 horas.

Lei das Calçadas

É importante ficar atendo sobre a Lei 4.522 que estabelece novos padrões de calçadas e passeios públicos e critérios para a sua construção/reconstrução, conservação e utilização, considerando princípios como acessibilidade, segurança e autonomia, desenho urbano, nível de serviço e conforto e sustentabilidade.

A Lei das Calçadas dispõe ainda sobre conservação e limpeza; obras e serviços nas calçadas, vias e logradouros públicos; trânsito público; localização de trailers, bancas de jornais, revistas e livros; publicidade; terrenos não edificados e da edificação compulsória, bem como responsabilidades e penalidades.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais