Cidadeverde.com

Imepi constata irregularidades em 20% dos produtos na Operação Festa Junina

Imprimir

O Instituto de Metrologia do Piauí divulgou nesta terça-feira (30) o resultado da operação "Festas Juninas" realizada durante o mês de junho, no comércio de Teresina.

Todas as ações de fiscalização da operação foram feitas pelo setor de pré-medidos do Imepi. Os produtos mais consumidos durante os festejos juninos, como amendoim, doces, leite condensado, biscoitos, bolos, canjicas, coco ralado, féculas, flocão de milho, flocão de arroz, fubá, goma de mandioca e milho para pipoca estavam na mira da operação.

Durante a operação, os produtos foram coletados no comércio da capital e levados para verificação na sede do Imepi, na zona sul. Os produtos pré-medidos, que representam 85% de tudo que consumimos, são aqueles que são embalados e medidos sem a presença do consumidor e que se encontram em condições de comercialização.

A forma correta de expressar o conteúdo nominal dos produtos pré-medidos, especifica que a indicação quantitativa deve constar no rótulo ou no corpo do produto, na vista principal e em cor contrastante a que lhe servir de fundo. Nesta operação "Festas Juninas" 20,6% do produtos coletados foram reprovados nas pericias.

Mesmo com essas ações, o Imepi orienta aos consumidores que ao comprarem um produto pré-medido, observem seu rótulo ou etiqueta. Lá deve estar impressa, de forma clara e legível, a sua quantidade.

"Nosso trabalho é garantir a confiabilidade do peso do produto e permitir a leal concorrência entre os produtores. Mas os consumidores precisam ficar atentos", alerta Maycon Danilo, diretor-geral do Imepi.

Da Redação.
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais