Cidadeverde.com

Delegacia é instalada dentro de escola no Dirceu para combater crimes de racismo

Imprimir

As condutas frequentes de racismo e injúria racial na Unidade Escolar Profª Maria do Carmo Reverdosa da Cruz, na região Sudeste de Teresina, levaram o titular da Delegacia de Proteção aos Direitos Humanos e Repressão as Condutas Discriminatórias, Emir Maia, a enviar uma caravana da cidadania para dentro da escola. Entre os casos está o de uma estudante que pediu pesca para a colega de classe, que é negra, e ela negou. A aluna se revoltou e chamou a garota de “nega imunda” e disse ainda que “essa nega não passa a resposta porque sou branca e ela é nega”. O registro ocorreu no ano passado e um inquérito policial foi instaurado para apurar o caso. 

"A delegacia protege a dignidade da pessoa humana, os direitos humanos de forma genérica. A idéia é levar este projeto para a população dos bairros mais longíquos, que é muito carente, e às vezes não tem o dinheiro da condução para se deslocar até o centro. Em muitos casos, eu peço que o agente de polícia se desloque até a residência da vítima. O Estado tem que se fazer presente em todos os lugares", disse Emir Maia.

De acordo com o delegado, a caravana se iniciará no Dirceu, e abordará crimes de racismo e injúria racial, mas percorrerá outros bairros e cidades do interior. A campanha foi batizada de “racismo um crime que se sente na pele”.

A direção da escola Maria do Carmo Reverdosa da Cruz informou que todo trabalho educativo é bem-vindo e que a unidade escolar está de portas abertas. Sobre as alunas envolvidas no caso de outubro de 2014, a direção disse que elas não estudam mais na escola, pois concluíram o Ensino Médio ainda no ano passado.

Além da questão de raça e preconceito, a Delegacia de Proteção aos Direitos Humanos e Repressão as Condutas Discriminatórias apura crimes de abuso de autoridade e tortura, contra deficientes físicos, intolerância religiosa e condutas homofóbicas que atingem a classe LGBT.

A Delegacia de Proteção aos Direitos Humanos e Repressão as Condutas Discriminatórias fica localizada naRua 24 de Janeiro, 500, Centro-Norte, Teresina. As denúncias podem ser feitas no próprio local ou através do telefone 3216 5256.


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais