Cidadeverde.com

Professores são rendidos e assaltados em escola no bairro Poti Velho

Imprimir
  • IMG_1924.jpg Lyza Freitas
  • IMG_1915.jpg Lyza Freitas
  • IMG_1912.jpg Lyza Freitas
  • IMG_1910.jpg Lyza Freitas
  • IMG_1907.jpg Lyza Freitas
  • IMG_1905.jpg Lyza Freitas
  • IMG_1902.jpg Lyza Freitas

Atualizada às 10h45

Dois homens invadiram, por volta das 14h de terça-feira (30), o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja) Gayoso e Almendra, e assaltaram três professoras que estavam entrando em seu turno de trabalho. O Núcleo funciona dentro da Unidade Escolar Petrônio Escolar Petrônio Portela, no bairro Poti Velho.

Uma testemunha que não quis se identificar informou que um dos suspeitos entrou na escola após pular o muro. “Ele entrou na primeira sala que conseguiu. Havia três professoras que tiveram levadas as bolsas e os celulares”, informou, acrescentando que muitos usuários de drogas costumam ficar do outor lado do muro nos fundos da escola usando crack. 

A testemunha acrescenta que a entrada de criminosos na escola é comum. “A Gayoso e Almendra é um anexo da escola Petrônio Portela e funciona das 14h às 20h para ensino semipresencial. É comum ver jovens usando drogas em cima do muro e até mesmo dentro da escola. A segurança na região é precária. O Pelotão Escolar vai até lá e faz atendimento, mas geralmente depois que acontece algo”, lamenta. 

O caso foi registrado no 7º Distrito Policial e o delegado Jorginho informou que policiais estão em diligência a procura dos assaltantes.

A diretora do Núcleo, Luciane Alencar, informou ao CidadeVerde.com que a região tem muitos usuários de drogas que aproveitam a proximidade com o Dique do Poti para praticar seus crimes e se esconder. A direção irá fazer uma reunião com os professores nesta quarta-feira (1º) para tratar sobre o problema e acionou o Pelotão Escolar.

O Neja do Poti Velho atende a aproximandamente 100 alunos, ministrando aulas individualizadas nos ensinos médio e fundamental, dos bairros Poti Velho, Parque Brasil, Jacinta Andrade, Santa Maria da Codipi, dentre outros da região, de acordo com Zânia Barbosa, uma das professoras do Núcleo que sofreu o assalto. A professora disse também que os assaltantes as abordaram na sala primeiro perguntando onde podiam fazer a inscrição. "Logo depois já foram entrando na sala anunciando o assalto e pedindo para que mantivéssemos a calma, porque eles iam pegar os objetos (celulares, bolsas), e caso elas não ficassem calmas eles iriam atirar".   

Segundo o comandante da Companhia Independente de Policiamento, major Marcos Vinícius, os dois suspeitos aproveitaram que não havia vigilância no local para cometer o crime. “Depois do ocorrido, a diretora me ligou e nós mandamos nossa viatura e acionamos as viaturas da área e também a Força Nacional para fazer o cerco. Infelizmente a região dá acesso direto ao dique e eles aproveitam o espaço para fugir. Eles foram perseguidos e ainda fizeram outros roubos na região”, descreve. 

O major acrescenta que muitas vezes os bandidos agem após a polícia fazer a vistoria regular na escola. “Após a ronda, eles vão lá e fazem o roubo. Hoje às 14h, vamos fazer uma análise da situação de escola e já foi colocada uma  dupla de motociclistas para fazer a segurança da região”, acrescentou. 

Lyza Freitas (Especial para o CidadeVerde.com)
Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais