Cidadeverde.com

Estado consegue ampliação de vagas para educação profissional

Imprimir

Acompanhada pelo governador Wellington Dias, a secretária de Educação, Rejane Dias, acertou com o secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, garantir sequência no trabalho de 20 mil novas vagas do Pronatec e 11 mil vagas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) no Estado do Piauí. Essa reunião referendou a promessa da presidenta Dilma Rousseff de garantir a oferta de cursos técnicos via EJA e Pronatec no Piauí.

Rejane afirma que ela e o governador solicitaram a ampliação da educação profissional no Piauí. “O nosso estado tem uma demanda muito grande, crescente por cursos profissionalizantes e nós ficamos muito aquém de toda essa demanda”, diz a secretária. “Nós pactuamos, portanto, aqui com o Ministério da Educação a ampliação de novas vagas para o EJA, te tal maneira que vamos chegar a 11 mil vagas a mais”.

“Trata-se de ensino técnico e qualificação para pessoas que já estão estudando o ensino médio e que podem fazer junto o ensino profissionalizante e, também, para adultos que não têm nenhuma profissão ou que já tem uma profissão e quer outra especialização”, explica o governador. “A ideia é trabalhar essa parceria. A presidenta Dilma deve lançar a proposta agora em âmbito nacional, neste mês de julho, e o Piauí será contemplado.”

Pronatec - Com relação ao Pronatec, Rejane Dias explica que só foram pactuadas 560 vagas. “É um número muito insignificante para a demanda do Estado do Piauí. Abriu-se a possibilidade de entrarmos com o FIC (Formação Inicial Continuada), que é um curso com a duração bem menor do que o técnico”.

A Seduc pretende aumentar a oferta no técnico e implementar a partir de agora o curso FIC com duração menor, também na área da qualificação. A Seduc vai, aumentar, também, o número de novos cursos. “Nós só temos dez para o Estado do Piauí e na grade curricular são mais de cem”, diz Rejane.

“Queremos, portanto, ampliar e dar mais opções para os nossos alunos e para as pessoas que queiram se qualificar. Essa é mais uma importante ação do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal a fim de ampliar o ensino profissionalizante”, comentou.

 Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais