Cidadeverde.com

Assessora do Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação visita Teresina

Imprimir

Chegou nesta quinta-feira (2) em Teresina para participar do III Encontro de Meio Ambiente do Piauí (Eco Piauí), Lúcia Ana, assessora do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Ela aproveitou a oportunidade para fazer os primeiros contatos com a Fapepi e com a equipe do governador Wellington Dias. Lúcia Ana veio participar do III Encontro de Meio Ambiente do Piauí.

O objetivo é organizar a participação do Ministro Aldo Rebelo na reunião com os governadores, os presidentes das FAPs e com os secretários de Ciência e Tecnologia dos estados do nordeste, que acontecerá nos dias 16 e 17 de julho na capital.

A assessora lembrou que uma das primeiras audiências do Ministro Aldo Rebelo ao assumir o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) foi com o governador do Piauí, estabelecendo uma parceria. “Logo em seguida, teve a visita do presidente da Fapepi, Francisco Guedes, não só para tratar de assuntos com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e com as Universidades, mas também para ver os projetos que são importantes trazer pro Piauí para a popularização da ciência”, enfatizou Lúcia Ana.

O MCTI possui a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), que promove a inclusão social por meio de ações que melhorem a qualidade de vida, estimulem a geração de emprego e renda e conduzam a um desenvolvimento sustentável do país, tendo como instrumento a difusão do conhecimento científico e tecnológico. “Às vezes, as pessoas não sabem o que faz a ciência e tecnologia nem o que faz um pesquisador, então as FAPs também têm esse papel importante de divulgação, mais próximo da nossa população. Estamos bem otimistas em fazer esse trabalho em parceria com o governo estadual”, disse Lúcia Ana.

Para a assessora, a interiorização do trabalho das FAPs é importante. “Isso já pode ser visto na Fapepi em conversa com o presidente sobre a Semana da Ciência e Tecnologia, que acontecerá em outubro. Esse evento nacional, além de ocorrer na capital do Piauí, também estará em Parnaíba e Picos, além disso, pude perceber que a Fapepi está desenvolvendo um trabalho muito importante levando a ciência para infância”, disse Lúcia Ana sobre o suplemento Sapiência Júnior, que será lançado pela Fapepi no mês de julho.

O presidente da Fapepi, Francisco Guedes, avaliou como positiva a visita da assessora. “Vamos buscar ampliar as parcerias para trazer mais recursos, através do CNPq, para bolsas dos nossos pesquisadores e também a nossa estrutura de polos e centros de desenvolvimentos tecnológicos e, especialmente, os centros vocacionais tecnológicos (CVT). O Piauí precisa apresentar mais projetos nessa secretaria do ministério para que possamos incluir mais pessoas no processo de desenvolvimento e estamos trabalhando para isso”, finaliza.

Lyza Freitas (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais