Cidadeverde.com

Cineas entrevista Fábio Novo; conheça seus projetos para a cultura

Imprimir

Neste sábado(4), o entrevistado do quadro Cadeira na Calçada, do Feito em Casa, foi o novo secretário de cultura do Piauí, Fábio Novo, que falou sobre seus projetos para a pasta.

O secretário disse que nesse segundo semestre a secretaria vai planejar as ações e que o grande desafio é valorizar o que é característico da cultura piauiense, citando como exemplo a sanfona.

Fábio Novo também falou de recursos para a área e mostrou-se esperançoso com a possibilidade de recriação da LOTEPI, proposta do Governo Estadual, onde metade dos recursos irão para a cultura. Ele ainda espera contar com o apoio da bancada federal e dos deputados estaduais para aprovação de emendas parlamentares destinadas à área e de financiamentos do Ministério da Cultura, através do Plano Estadual de Cultura, que segundo ele, precisa ser concluído pelo Estado para garantir esse dinheiro. "O Piauí é um dos estados do Brasil que não apresentou seu plano estadual de cultura ao Ministério. Nós estamos perdendo dinheiro", disse.

Durante a entrevista, o novo secretário de cultura ainda revelou que priorizará a política de lançamentos de livros e cds. Informou que até o final do ano sua pasta lançará 50 novos livros. Esse trabalho será feito em parceria com a Academia Piauiense de Letras, que seria responsável pela seleção das obras, e com a Secretaria de Educação, que vai adquirir os livros de autores piauienses para as bibliotecas das escolas.

Fábio Novo falou também que pretende reativar o Fundo de Cultura e que vai cumprir a lei do patrimônio vivo, de autoria da deputada Flora Isabel, que auxilia com uma bolsa, artistas na terceira idade. Ele ainda disse que vai resgatar os 80 pontos de cultura espalhados pelo Piauí.

Ao final da conversa, Cineas Santos desejou boa sorte ao novo secretário e disse: "Só espero que você tenha o necessário apoio do governo e que possa cumprir as expectativas que sua nomeação trouxe para a cultura do Piauí".

Veja na íntegra a entrevista!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais