Cidadeverde.com

Veja 10 dicas para evitar dores de cabeça nas férias

Imprimir

O que deve conter no contrato com a agência de viagem?

Deve conter tudo o que foi acertado verbalmente e oferecido pela publicidade. As cláusulas referentes a mudança de horários, hotel, taxas, transportes ou qualquer outra que possa se restringir algum direito consumidor devem estar escritas em destaque (de forma clara, precisa e ostensiva). Exija uma cópia do contrato assinado e datado.

Quais são os cuidados na reserva de passagens e passeios online?

Utilize seu próprio computador e mantenha atualizados os dispositivos de segurança, como firewall e antivírus. Sempre solicite confirmação da compra via e-mail. Caso pagamentos adiantados sejam necessários, peça para que lhe seja enviado comprovante. Se houver programação, imprima ou salve para consultas. Em caso de dúvida, contate a empresa.

Quais cuidados devo tomar antes de adquirir uma viagem em sites de compras coletiva?

Além dos cuidados citados na questão acima, o consumidor deve ler atentamente a oferta e observar, por exemplo, se há alguma restrição do uso do voucher em finais de semana ou feriados, qual o prazo de validade da oferta e quais são os serviços inclusos. Todas essas informações devem ser prestadas de forma clara pelo fornecedor.

Planejo uma viagem internacional. Como fica a conversão de moedas?

Nas compras feitas com cartão de crédito, será feita a conversão para real na data de vencimento do fechamento da fatura. Existem ainda outras formas de pagamento, como por exemplo o "traveler check" e o cartão de débito pré-pago. É possível também liberar o cartão de débito para saque de valores no exterior, mas tal serviço é tarifado.

O que fazer em caso de atraso no horário do ônibus em que vou viajar?

Se ocorrer atraso ou interrupção, o consumidor tem que ser informado previamente do problema e tem direito a assistências como alimentação, aguardo em acomodações adequadas e até mesmo hospedagem. Caso o tempo de espera exceda uma hora, poderá ser exigido que a empresa efetue restituição do valor pago ou o embarque em outra empresa.

Houve atraso no horário do meu voo. Quais são meus direitos nesse caso?

Procure o balcão de atendimento da companhia aérea e o responsável pela aviação civil no aeroporto. O consumidor tem direito a: embarcar no próximo voo da empresa ou de outra que tenha o mesmo destino sem a cobrança de taxas adicionais; ressarcimento do valor pago ou hospedagem e abatimento proporcional e a reparação de danos pelo atraso.

O que fazer se houver danos à minha bagagem?

A empresa deve ressarcir o consumidor em caso de extravios ou danos. Em caso de extravio, procure imediatamente o balcão da companhia aérea ou a seção da ANAC no aeroporto ou da ANTT, no terminal rodoviário. Não havendo solução, o consumidor poderá recorrer aos órgãos de defesa do consumidor e à Justiça.

Quais cuidados devo tomar antes de alugar um veículo?

Antes de alugar um carro deve-se verificar como é cobrada a locação, como funciona o abastecimento de combustível na retirada e entrega do veículo, as taxas devidas por horas excedentes se houver atraso na devolução, se a empresa cobra tarifa de proteção ou seguro e como proceder em caso de assalto ou acidente

Diferenças entre o que foi especificado no contrato e o que é oferecido na reserva de pousada hotel. O que fazer?

Procure juntar documentação (fotos, por exemplo) que comprovem o não cumprimento da oferta. Para evitar transtornos, guarde folhetos publicitários, imprima páginas da internet com fotos do local e qualquer outra informação referente ao restabelecimento.

Quais cuidados devo tomar antes de alugar um imóvel para temporada?

Exija recibo discriminado de todas as quantias pagas. Se possível, verifique a localização do imóvel. Sempre que for possível, faça uma visita ao local, relacionando por escrito as condições gerais do imóvel. Na impossibilidade disso, procure obter informações com conhecidos que já tenham ocupado o imóvel.

Fonte: O Globo.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais