Cidadeverde.com

Teresina sedia Festival Gastronômico Maria Izabel em agosto

Imprimir

De 23 a 30 de agosto, Teresina sedia o Festival Gastronômico Maria Izabel, com a participação de 30 meios de alimentação, estudantes de cursos de gastronomia de instituições de ensino da capital piauiense e chefs de renome nacional. A organização é de responsabilidade do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí. 

A curadoria do Festival está sob a tutela da chef Ana Luiza Trajano, do Restaurante Brasil a Gosto, com sede em São Paulo. Ana Luiza está no Piauí, fazendo um estudo dos ingredientes que serão utilizados na criação dos pratos para o evento.

Quatro chefs acompanham Ana Luiza nesse passeio gastronômico, que teve início nesta segunda-feira (06) em Teresina: Flávia Quaresma, do Rio de Janeiro; Mônica Rangel, do Restaurante Gosto com Gosto; Neka Mena Barreto, uma das mais conceituadas chefs do país; e Fábio Vieira, do Restaurante Micaela. Até sexta-feira (10), esses profissionais passarão ainda por Picos, Ipiranga do Piauí, Pedro II, Parnaíba e Campo Maior.

“Estamos fazendo um estudo inloco dos ingredientes típicos do Piauí, que poderão enriquecer as receitas a serem apresentadas no festival. Esse evento promete ser um marco para a culinária piauiense. Queremos mostrar o que tem dentro desse Estado, sob a ótica de chefs nacionais, destacando a riqueza de sabores e temperos dessa terra”, afirma Ana Luiza Trajano.

Numa outra oportunidade, os chefs voltarão ao Piauí para ministrar oficinas gastronômicas para os chefs e cozinheiros locais. A ideia é que a troca de experiências e saberes possa render bons resultados para a gastronomia, transformando a capital piauiense referência para o país.

Os pratos criados para o festival serão comercializados também durante o evento Chefs na Rua, que acontecerá no dia 23 de agosto no Parque Potycabana. A ação consiste na comercialização de porções dos pratos a preços acessíveis. Uma grande arena será montada, com estandes dos estabelecimentos participantes. Os tíquetes serão vendidos na entrada da arena, podendo ser utilizados para a compra de porções em qualquer um dos meios de alimentação.

Na arena, haverá ainda um concurso gastronômico, com a participação de estudantes de instituições de ensino técnico e superior do estado. Serão cinco estudantes previamente selecionados, dentre todos os inscritos, que apresentarão suas criações para o público. Os três melhores pratos serão premiados nesse concurso.

O Festival Gastronômico Maria Izabel conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Teresina, Governo do Estado do Piauí, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Senac; e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Abrasel, Seccional Piauí.

 

Da Redação.
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais