Cidadeverde.com

Com contas bloqueadas, prefeito, vereadores e servidores não recebem salários há três meses

Imprimir

Prefeito, vereadores, secretários e servidores de Fartura do Piauí, a 610 quilômetros de Teresina, estão há quase três meses sem receber salário. O cenário desolador teve início em abril, quando o Tribunal de Contas do Estado (TCE) bloqueou as contas do município.


Prefeito de Fartura, Dadu promete resolver problema até sexta (Foto: Portal Piauí de Ponta a Ponta)

O bloqueio foi determinado pelo TCE porque a Prefeitura de Fartura não fez a prestação de contas no prazo estabelecido. Desde então, pouco mais de 30% dos servidores municipais não receberam um centavo sequer nos últimos três meses.

"Não são todos os funcionários. Os servidores da Saúde e da Educação estão recebendo. Mas eu, os vereadores, os secretários, os comissionados e os tercerizados estão sem receber", comentou o prefeito Permínio Pereira de Santana, o Dadu (PSB).

Segundo o chefe do Executivo Municipal, a Prefeitura de Fartura tem quase 300 nomes da folha salarial. Desse total, cerca de 100 estão sem receber. Para encerrar o problema e regularizar os pagamentos, Dadu promete entregar os últimos balancetes até o fim desta semana.

"Estamos entregando o oitavo mês de balancete depois de amanhã. O restante deve ser entregue na sexta-feira", disse. "Estamos com três profissionais trabalhando dia e noite porque sabemos que os servidores são pessoas muito necessitadas. Além disso, tivemos cinco anos de seca e o nosso criatório reduziu sua capacidade para 30%", completou.

Origem do problema

De acordo com o prefeito de Fatura, o bloqueio teve origem em uma sucessão de erros na prestação de contas da administração municipal. "Nós tínhamos um profissional de contabilidade em Teresina, mas parecia que ele estava agindo de má fé e acabamos exonerando. Aí mudamos para outro que entregava os balancetes sempre atrasados. Mudamos novamente, e o novo sempre entregava balancetes faltando algo", lamentou Dadu.

Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais