Cidadeverde.com

Fundação de Saúde esclarece que vacina não causa gripe

Imprimir

Alguns pacientes de Teresina estão reclamando de reações após tomarem a vacina contra a gripe. É o caso da mãe do pequeno Paulo Guilherme. Ela conta que ele chegou a ter febre logo após se vacinar.

"Ele teve 38º de febre, teve vômito e ficou bastante gripado. Ele não teve contato com ninguém grripado e foi justamente logo após a vacina", disse Daniele Araujo, mãe do menino, à TV Cidade Verde.

Amparo Salmito, diretora de vigilância epidemiológica da Fundação Municipal de Saúde, garante que a vacina é segura. A única contra indicação é para pessoas com alergia a ovo.

"Os vírus quando vão ser inativados, preparados para a vacina, são cultivados em ovo de galinha. Pode ser que algum componente do ovo esteja na vacina, mas ela não reproduz na pessoa, já que o vírus está morto. Normalmente não tem acidentes, mas se uma pessoa tiver passado mal em alguma vacinação anterior, aí não aconselhamos vacinar", explica.

Se persistir os sintomas a recomendação é procurar um médico. Em Teresina, a campanha de vacinação superou a meta do Ministério da Saúde de 80% de cobertura, incluindo idosos, crianças menores de 5 anos e gestantes.

A capital recebeu 175 mil doses, sendo aplicadas 131 mil. O restante da vacina está sendo aplicado nos postos para qualquer pessoa interessada.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: gripe