Cidadeverde.com

Manchas na pele é tema do quadro Saúde do Notícia da Manhã

Imprimir

Nesta terça(7), no quadro Saúde, do Notícia da Manhã, o tema foi Melasma, manchas escurecidas, principalmente na face, e geralmente causadas pela exposição excessiva ao sol sem a devida proteção.

No caso das mulheres, esse distúrbio na pigmentação da pele pode estar ligado também aos hormônios da gravidez ou pelo uso de anticoncepcionais.

A médica dermatologista, Iluska Dias, esteve ao vivo no estúdio do telejornal e esclareceu algumas dúvidas sobre o problema. Segundo ela, o melasma no início tem um controle maior e o tratamento é mais rápido. No entanto, se a mancha for bem antiga, era escura e depois clareou sem usar nenhum creme para clarear, ela está mais profunda na camada da pele e o tratamento será mais longo.

Iluska Dias disse anda que o protetor solar, além de não deixar a mancha aumentar, evita que apareça em outras partes do corpo. Mas a doutora alertou que a cada duas ou três horas deve-se reaplicar o produto, pois o efeito acaba nesse período.

Sobre o tratamento, a dermatologista informou que o mais indicado é começar com cremes despigmentantes. Também pode recorrer para um peeling futuro, com acompanhamento médico. E se tiver alguma doença associada, como a tireoide, que pode desencadear as manchas, deve fazer o tratamento da mesma.

Por fim, Iluska Dias disse que a luz artificial, de computador e de lâmpadas fluorescentes, também pode provocar o melasma.

Assista na íntegra o quadro Saúde!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais