Cidadeverde.com

Firmino Filho inaugura macrodrenagem e canal do São Joaquim

Imprimir

O prefeito Firmino Filho inaugurou nesta segunda-feira (6) todo o sistema de macrodrenagem do São Joaquim, orçado em aproximadamente R$ 11,8 milhões, integrante do Programa Lagoas do Norte. As obras foram realizadas através da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan) e do Programa Lagoas do Norte, com recursos do Ministério das Cidades, do Banco Mundial e da Prefeitura de Teresina.

 

 

As obras de macrodrenagem compreendem o aumento de vazão e urbanização do Canal São Joaquim; seis pontilhões; o canal da Vila Padre Eduardo; o sistema de controle de vazão das águas, com comportas e casas de manobra; e a estação elevatória de água, com o sistema de bombeamento e o canal de dissipação, além da urbanização e da instalação de alambrado do campo de futebol.

Durante a solenidade, o prefeito também assinou ordem de serviço para construção da quadra poliesportiva do bairro, que ficará no cruzamento das ruas Henrique Rebelo e Vereador Demóstenes Maranhão, e na qual serão investidos R$ 277.315,72 , com recursos do PAC II.

Para José Preto, que mora próximo ao Canal há mais de 30 anos, a mudança só traz benefícios. “Agora, além de estar mais bonito, também melhora a vida da gente porque não vai ter mais alagamento, nem vai mais ter aquele aspecto de abandono. Sem falar do bem que traz pra saúde das nossas famílias porque diminui o risco de doenças”, comemorou.

O secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, afirmou que a obra entregue nesta segunda-feira traz mais segurança aos moradores. “Esta é uma obra muito importante para toda região, porque o sistema de drenagem vai evitar que as pessoas que moram aqui sofram com possíveis alagamentos. Isso traz mais segurança, dá a possibilidade delas aproveitarem a área para lazer e ter melhor qualidade de vida, que é o nosso compromisso com a população. Nosso objetivo é estar perto de quem precisa e fazer sempre o nosso melhor”, pontuou.

A moradora Ana Maria da Silva garantiu que a comunidade também vai fazer sua parte. “Todos estamos muito felizes com nosso bairro. Está tudo bonito e iluminado. Também vamos fazer a nossa parte e zelar pelo que conquistamos”, enfatizou.

Erick Amorim, coordenador do Programa Lagoas do Norte, declarou que os projetos são pensados para a humanização das áreas. “Este ano é muito especial na parte de urbanização da zona Norte. Quando pensamos no que podemos realizar, levamos em consideração a humanização do local e o embelezamento, para que quem vive no local tenha orgulho e possa aproveitar cada espaço. Já estamos fazendo algumas intervenções e criamos uma galeria de arte urbana e, hoje, quero anunciar um novo edital para a grafitagem da segunda parte do canal, que será divulgado amanhã”, disse.

Firmino Filho disse que no Programa Lagoas do Norte existem obras em vários setores e o principal é a drenagem e esgotamento sanitário. “A entrega deste canal não é importante apenas pela obra em si, mas pelo que ela representa dentro do Programa Lagoas do Norte. Queremos transformar as lagoas em fontes de vida. Garantir, através dos projetos, moradia segura e digna, fazer a urbanização da área para que quem vive aqui possa sustentar sua família com atividades exercidas aqui neste local, por isso vamos investir em turismo, segurança, habitação, sistema viário e ter sempre um diálogo honesto com a comunidade para atender às necessidades e far o nosso melhor”, finalizou o prefeito.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais