Cidadeverde.com

TRE adia julgamento do prefeito de São Julião, José Neci

Imprimir

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) adiou para o dia 14 de julho, o julgamento de um recurso do prefeito de São Julião,  José Francisco de Sousa (PT), o José Neci. O gestor foi cassado no dia 11 de julho do ano passado e está no cargo sob efeito de uma liminar expedida pelo juiz José Gonzaga Carneiro, quatro dias depois. A ação que cassou o prefeito foi impetrada por Emídio Reis, ex-vereador assassinado em janeiro de 2013. O processo eleitoral teria sido o motivo do assassinato do político.  

O adiamento foi a pedido do relator do processo,  juiz substituto José Gonzaga Carneiro, que pediu o tempo para análise da preliminar de imposição de multa na sentença e para apreciar outros documentos. A sessão foi presidida pelo desembargador Joaquim Dias de Santana Filho em face da declaração de impedimento do desembargador Edvaldo Pereira de Moura, presidente do TRE-PI.

O prefeito e seu vice, José Francimar Pereira, foram declarados inelegíveis pelo período de oito anos e aplicando multa individualizada no valor de R$ 10.000,00. 

O prefeito foi cassado por captação ilícita de sufrágio e abuso do poder econômico e político. José Neci venceu as eleições em 2012 com 2.381 votos, pouco mais que o segundo colocado, Emídio Reis da Rocha (PMDB), que obteve 2.102 votos. Após o pleito, Emídio Reis denunciou a chapa eleita na Justiça. 

Assassinato

No dia 31 de janeiro de 2013, Emídio Reis foi assassinado com dois tiros. Dias depois, o corpo do ex-vereador foi encontrado em um matagal próximo ao município de Pio IX. Após sua morte, o ministério público assumiu a ação.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais