Cidadeverde.com

Governo do Estado leva internet banda larga a Barras

Imprimir

Com o objetivo de garantir agilidade ao acesso à informação e a serviços públicos, o Governo do Estado está implementando, no município de Barras, o projeto piloto Barras Digital, iniciativa de comunicação de dados baseada em tecnologia wireless (internet sem fio).

O projeto possibilita o acesso aos meios de informação, gerando oportunidades de desenvolvimento econômico e social, além de promover a utilização de múltiplas plataformas de comunicação e qualidade de vida para a população.

A iniciativa torna a cidade autônoma em internet, interligando o município às demais repartições públicas, como escolas, Espaço Cidadão, postos de saúde e demais órgãos que compõe a rede estadual e municipal.

O diretor-geral da Agência de Tecnologia do Piauí (ATI), Avelyno Medeiros, explica que a iniciativa prevê investimentos do Governo do Estado, mas está aberta a parcerias com a iniciativa privada.

“A meta do Estado, naturalmente, é levar a todos os municípios banda larga de boa velocidade. Para tanto, são necessários investimentos que devem ser guiados pelo poder público, mas não quer dizer que investimentos da iniciativa privada estejam descartados para esse modelo de projeto. Serão necessários investimentos para que o estado disponha de uma rede de internet que chegue a todos os municípios. A ATI estuda a implantação de projetos semelhantes a esse em até oito municípios em um futuro próximo," concluiu o diretor.

A integração da administração pública vai possibilitar a otimização de serviços essenciais para a população, como a interligação de postos de saúde, Samu e hospitais; aplicação da telemedicina, através de uma conexão direta com Teresina; interligação entre escolas, bibliotecas e universidades; desenvolvimento do conteúdo pelos alunos, através de ensino WEB e ampliação do uso de educação a distância. Além de serviços nas áreas de segurança pública, economia e serviços de atendimento ao cidadão. As obras de implantação do projeto iniciaram no último dia 22 de junho, com previsão para finalização ainda neste mês de julho.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais