Cidadeverde.com

Comissão aprova convite para ouvir ministros sobre contas do governo

Imprimir

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (7) convite para ouvir os ministros Nelson Barbosa (Planejamento) e Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União) sobre supostas irregularidades nas contas do governo, chamadas de "pedaladas fiscais". Por se tratar de um convite, os ministros não são obrigados a comparecer.

Em junho, o Tribunal de Contas da União (TCU) deu 30 dias para o governo explicar 13 pontos sobre as contas da gestão da presidente Dilma Rousseff em 2014. Entre eles, estão as "pedaladas", que foram atrasos do governo no repasse de verbas para bancos públicos, que ocorreram entre 2010 e 2014. Esse dinheiro seria destinado ao pagamento de programas como o Bolsa Família e o Seguro-Desemprego. Assim, os bancos tiveram que fazer os pagamentos com caixa próprio.

Também foi aprovado convite para ouvir o presidente do TCU, Aroldo Cedraz. Ainda não há data para a audiência, mas a expectativa é que eles sejam ouvidos já na próxima semana.

Conforme o Blog do Camarotti, a presidente Dilma Rousseff escalou Barbosa e Adams para apresentarem argumentos e dados sobre as contas do governo, com a intenção de acabar com possíveis dúvidas do TCU sobre as manobras fiscais.

Durante a reunião da CAE desta quinta, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) apresentou o requerimento para convidar os ministros a falarem à comissão.

De acordo com o líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), a presença de Nelson Barbosa e Luís Inácio Adams no colegiado será uma oportunidade de esclarecer "de uma vez por todas" as medidas adotadas pelo governo Dilma.

"Não pode ficar uma situação dúbia, onde comecem a pairar dúvidas sobre as decisões do governo. [...] Muitas das coisas que estão sendo colocadas foram feitas em outros governos e ninguém disse nada", afirmou Delcídio após a reunião.

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais