Cidadeverde.com

Uso de cotonete deve ser evitado porque pode provocar surdez

Imprimir

De tempos em tempos aquela coceira ou incômodo no ouvido são logo resolvidos com uma medida rápida e prática: usar cotonete para limpar e higienizar as orelhas. Apesar de ser uma atitude supercomum, ela também pode ser bem perigosa! Isso porque o objeto pode perfurar o tímpano e causar, entre outros problemas, surdez.

"Limpar os ouvidos com hastes flexíveis pode causar uma lesão a esse órgão, que é muito sensível. Além de otites externas e sangramentos, também existem casos de infecções e lesões na membrana timpânica, como a perfuração do tímpano – e, em casos mais extremos, até surdez", explica a otorrinolaringologista Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães, mestre em clínica cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Segundo a especialista, para fugir desses problemas é necessário evitar o uso das hastes, já que o ouvido tem um sistema de limpeza próprio para expelir o excesso de cera produzido. Além disso, ela forma uma camada de gordura que protege a pele do ouvido e previne a entrada de bactérias, fungos, vírus e corpos estranhos, o que faz com quem ela não deva ser completamente tirada. “Todo mundo tem cera no ouvido, alguns mais e outros menos, é normal essa variação. Porém, se o excesso começa a incomodar, o ideal é procurar um médico”, ressalta.

 

 

Como limpar os ouvidos

O grande problema de usar as hastes com frequência é acabar empurrando, mesmo sem querer, a cera para dentro do canal auditivo, deixando-a muito próxima do tímpano e obstruindo completamente o canal auditivo externo, causando dificuldade na audição. “Nesses casos é preciso retirar a cera, mas o processo deve ser feito por um especialista, que fará a remoção com instrumentos próprios como aspiração que não irá agredir os ouvidos” explica a Dra. Rita de Cássia, que afirma o perigo do uso mesmo se a cera não for empurrada. “Mesmo que fosse possível retirar toda a cera do ouvido, sem empurrá-la para dentro, a saúde dos ouvidos seria colocada em risco, uma vez que ela é a responsável por garantir a proteção, evitando as infecções e problemas de audição”.

Para quem não produz cera em excesso e quer limpar os ouvidos, a melhor solução é usar água corrente e sabão neutro durante o banho. “Após o banho, o ideal é enxugar bem o ouvido com uma toalha, sem introduzir nada nos canais auditivos, limpando somente até onde o dedo alcançar” conclui Rita.

 

 

 

Fonte: Bolsa de Mulher.com

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais