Cidadeverde.com

Mapa revela que 21 cidades do PI estão afetadas pelo alto consumo de drogas

Imprimir

Mapa divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que 21 cidades piauienses possuem nível alto de consumo de drogas, 64 nível médio e 54 nível baixo. De acordo com a Associação Piauiense de Municípios (APPM), o número pode ser ainda maior, uma vez que, gestores de 85 cidades do Piauí não repassaram informações para a pesquisa, a exemplo de Teresina e Parnaíba.

O mapeamento revela que o uso de entorpecentes está disseminado tanto em cidades com grande número populacional como Esperantina, Barras, Altos e Campo Maior, quanto municípios pequenos como Paquetá, Fartura do Piauí, Simões e Francisco Santos.

O vice-presidente da APPM, Marcus Vinicius, destaca que a situação é grave e que o consumo de drogas está diretamente associado à pequenos delitos. 

“O crack tem se expandido muito rapidamente. Há dez anos, essa droga era associada à população de baixa escolaridade, renda e população carcerária, mas nos últimos anos, tem chegado a todas as cidades do país. No Piauí, 90% dos municípios tem a presença constante do crack e de acordo com a PM, 80% dos pequenos furtos também estão associados ao uso da droga, principalmente o crack, pois causa uma dependência muito grande e o usuário quer sempre mais”, explica o vice-presidente. 

O secretário de Segurança, Fábio Abreu, ressalta que para combater a expansão do uso de drogas, as forças de segurança no Estado tem atuado para desarticular grandes traficantes, com o objetivo de desbastecer o pequeno comércio ilegal. Em entrevista ao Notícia da Manhã, desta quinta-feira (09), o gestor disse ainda que aumento o número de efetivo na a Delegacia de Proteção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE). 

“Aumentamos o número de delgados para seis e já apreendemos quase uma meia tonelada de drogas neste ano. O crack que chega ao país vem do exterior e é preciso reforçar as barreiras. Estamos desarticulando os grande traficantes para diminuir a oferta de drogas e precisamos  atuar também com trabalhos sociais para que os jovens não migrem para esse mundo”, explica o secretário. 

Fábio Abreu falou ainda que é a favor da redução da maioridade responsável e que até setembro serão investidos R$ 10 milhões na segurança, através de emendas parlamentares.

 

Graciane Sousa
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais